Vestibular UEMG 2019 | Encontro com o autor recebe Antônio Barreto
04/01/2019
Autor de 'A Barca dos Amantes', uma das obras literárias indicadas para as provas gerais do Vestibular UEMG 2019, Antônio Barreto detalhou as motivações e o processo de elaboração do livro no 'Encontro com o autor', realizado na noite de ontem (03), no Conservatório de Música da UFMG, em Belo Horizonte.
O livro narra a vida de Dirceu e suas intensas experiências, como a condenação ao exílio, a separação de Marília e a frustração de seus planos de liberdade. “Dirceu” é pseudônimo de Tomás Antônio Gonzaga, vítima de delírios terríveis em sua viagem a Moçambique.
Para o autor, o livro pode ser considerado um romance histórico, gênero literário em que a narrativa ficcional se relaciona com fatos históricos, no caso o período da Inconfidência Mineira. Apesar de não ter concluído o curso de graduação em História, Antônio Barreto contou que a experiência e o repertório adquiridos foram importantes para o processo de criação da obra, que envolveu muitas pesquisas em acervos.
Barreto comentou que gostaria de ter explorado ainda a trajetória de “Dirceu” e “Marília”, mas o livro não poderia passar de 150 páginas, conforme solicitado pelo editor, razão pela qual o final não contempla o exílio de Tomás, em Moçambique. A título de curiosidade, informou que: “Nos manuscritos originais, escrevi sobre o casamento de Gonzaga com Juliana de Mascarenhas, filha do governador de Moçambique, e ao pesquisar o que aconteceu com Marília, descobri que faleceu bem velhinha, solitária e seu filho foi criado pela irmã, do qual se sabe muito pouco”.
Após a apresentação da obra, o autor respondeu a perguntas e autografou exemplares. Também no evento, foram vendidos livros promocionais das duas obras literárias indicadas para o Vestibular da UEMG, sendo a outra 'O Triste Fim de Policarpo Quaresma', de Lima Barreto.
Acesse 'O Encontro com o Autor', na íntegra, aqui.
VESTIBULAR 2019
|