Unidade João Monlevade | Projeto de matemática realiza premiação
28/12/2018
Foi realizada, no último dia 20, a cerimônia de premiação da primeira Olimpíada Itabirana de Matemática (OIM), projeto de extensão da UEMG Unidade João Monlevade, com o apoio da Multilaser, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
A Olimpíada contou com a inscrição de 12 escolas, com a colaboração de mais de 20 professores e a participação de mais de 2100 alunos das cidades de Itabira, João Monlevade e Nova Era. Desses, foram premiados 87 alunos, sendo 10 com medalhas de ouro, 16 com medalhas de prata, 25 com medalhas de bronze e 36 com menções honrosas. Os medalhistas de ouro de cada nível foram convidados a participar da Olimpíada Brasileira de Matemática.
A premiação contou com apresentações musicais do projeto 'Meninar' e declamação de poemas com os 'Drummonzinhos', ambos fomentados pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. A superintendente Martha Mousinho destacou em seu discurso a importância de aliar a Cultura à Educação, e que a matemática também tem contribuições importantes no campo artístico.
De acordo com a professora da UEMG e coordenadora universitária da OBM, Daniele Gonçalves, “as olimpíadas de matemática se inserem como atividades capazes de permitir o desenvolvimento intelectual e a autonomia, além de possibilitar o aperfeiçoamento do conhecimento de natureza matemática e estimular o trabalho individual e coletivo. Dentre os objetivos das olimpíadas de matemática, destacam-se a possibilidade de trazer a disciplina matemática mais perto da sociedade, além de desenvolver ainda mais a disciplina no país, melhorar seu ensino, desfazer sua imagem negativa e colocar em valor a importância que a matemática tem para o desenvolvimento nacional.”
Em sua fala, a coordenadora da OIM, Daniela Bicalho, disse que “estudar para olimpíadas incentiva o estudante a aprofundar sua habilidade de raciocínio lógico, aperfeiçoar sua escrita matemática e aumentar o seu conhecimento em matemática pura. Como consequência temos pessoas mais criativas, independentes e ativas em seu meio de convivência, pois a matemática desperta muito mais habilidades do que apenas as que supomos estar relacionadas ao conteúdo trabalhado ao longo do ano.”
O diretor da UEMG Unidade João Monlevade, José Rubenildo dos Santos, parabenizou as professoras organizadoras do projeto pela dedicação em realizar a olimpíada regional, um passo importante para incentivar a ampliação dos estudos de matemática nas escolas participantes.
Antes de dar início à entrega das medalhas, foram entregues certificados de honra ao mérito aos professores dos alunos medalhistas como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nas escolas participantes.
Confira os premiados em cada categoria clicando aqui.
JOÃO MONLEVADE
|