Projetos de pesquisa da Universidade são contemplados em Chamada do CNPq
12/12/2018
Os professores da UEMG Daniela Maria Rocco, da Faculdade de Políticas Públicas (FaPP), Gustavo Henrique Costa, da Unidade Frutal, e Luiz Alberto de Naveda, da Escola de Música, tiveram projetos de pesquisa aprovados na Chamada Universal 28/2018 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conforme resultado publicado no último dia 05 de dezembro.
Contemplado na Faixa B da Chamada (financiamento até R$ 60 mil), ‘Desenvolvimento de um aplicativo mobile como estratégia de fortalecimento do empreendedorismo social e da economia criativa em uma comunidade da periferia de Belo Horizonte/MG’ é o título do projeto encabeçado por Daniella Rocco e que conta com a colaboração do também docente da UEMG, Prof. Me. Lucas Cristiano Ferreira Alves, da Escola de Design. Com o início das atividades previsto para os primeiros meses de 2019, a proposta atuará com uma base de dados e informações sobre o Bairro Primeiro de Maio, na região Norte da capital mineira, território que reúne uma diversidade de músicos, pintores, artesãos, poetas e outros agentes do campo cultural.
Também no início do próximo ano deve começar o projeto ‘Desenvolvimento de floculantes naturais para clarificação do caldo de cana’, do professor Gustavo Henrique (coordenador), juntamente com as professoras Dra. Osania Emerenciano Ferreira e Dra. Taís Artur Corrêa, além do graduando em Produção Sucroalcooleira Henrique da Silva; todos igualmente da Unidade Frutal. A proposta receberá até R$ 30 mil, conforme a aprovação na Faixa A da Chamada. Seu objetivo é desenvolver novos tipos de insumos naturais – o quiabo e a alga vermelha serão experimentados como possíveis fontes – que possibilitem a geração de resíduos não tóxicos no processo de tratamento do caldo de cana de açúcar, beneficiando a produção do setor sucroenergético, segmento de destaque econômico especialmente na região do Triângulo Mineiro.
Outra proposta da UEMG contemplada na Faixa A, ‘Estratégias de representações do movimento no contexto de salvaguarda de patrimônio imaterial em manifestações de música e dança’ é o nome do projeto desenvolvido pelo professor Luiz Naveda, em conjunto com a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes-UEMG) Marina Feres. Contando ainda com colaborações de pesquisadores da Suécia e Noruega, o projeto deve ter início em março do próximo ano. Por meio dele, serão desenvolvidas e aplicadas novas metodologias de representação do movimento humano em tradições envolvendo a dança e a música, de modo a contribuir com o aprofundamento das concepções sobre valores, processo e epistemologia das tradições musicais brasileiras.
A Chamada Universal 28/2018 do CNPq tem como finalidade selecionar propostas, de qualquer área do conhecimento, que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação do país.
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|