Estudantes e pesquisadores de todo o país receberam, na tarde da última quarta-feira (05/12), o Prêmio Jovem Cientista 2018. Dentre eles estiveram a então estudante da Escola de Design da UEMG Rafaella Santos Rêda (à esquerda, na foto), que recebeu o segundo lugar na categoria de Ensino Superior, com o trabalho resultante da pesquisa de conclusão de curso (TCC) em Design de Produto, cujo tema foi 'Dispositivo de comunicação para surdocegos através da emissão e recepção de sinais sensíveis ao toque' (já divulgado aqui).
O trabalho foi desenvolvido na Unidade Acadêmica, em 2017, em parceria do Centro Design Empresa (CDE), da Escola de Design, com o Laboratório de Bioengenharia (LABBIO), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A orientação foi da professora da Unidade da UEMG, Drª Caroline Salvan Pagnan (à direita, na foto), que assim se expressou sobre o prêmio, nas redes sociais: "Muito orgulhosa! Parabéns para nós, Rafaella Santos Reda! Segundo lugar na categoria de Ensino Superior do Prêmio Jovem Cientista! Esse reconhecimento carrega muita coisa! A importância de continuarmos valorizando a educação e a ciência em nosso país como motor de melhorias, meu orgulho de ser professora, vendo o impacto positivo de nossas pesquisas, e o prestígio de mais um prêmio para nossa Universidade do Estado de Minas Gerais, pelo Centro Design Empresa da Escola de Design, evidenciando a qualidade de nosso trabalho. E além de tudo: o crescimento do reconhecimento de nós, MULHERES, na ciência!".
A cerimônia de premiação desta 29ª edição ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Michel Temer. “Cerimônias como esta nos enchem de renovado entusiasmo. É animador conhecer tantos pesquisadores talentosos e verificar a vitalidade da ciência do Brasil”, disse o presidente.
Novamente UEMG
Em 2012, a estudante Priscila Ariane Loschi, do curso de Design de Produto da Escola de Design da UEMG, obteve o primeiro lugar na categoria Estudante do Ensino Superior, da 26ª Edição Prêmio Jovem Cientista. Sob orientação da professora Drª Eliane Ayres, ela havia apresentado o projeto 'Materiais de mudança de fase aplicados no design de tecidos inteligentes', por meio do qual desenvolveu um revestimento têxtil para tecido termorregulador de roupas de atletas. Relembre aqui.
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar - Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471 Aspectos legais e Responsabilidades