Publicado em revista nacional, artigo de professor da Unidade reflete sobre a percepção em torno da atividade física
11/12/2018
Foi publicado no início deste mês, pela Revista Brasileira de Ciência e Movimento, o artigo ‘Análise do discurso sobre saúde em um programa governamental de atividade física’, de autoria do docente da UEMG Unidade Ibirité, Prof. Dr. Marcos Maciel – para acessar, clique aqui.
O trabalho reflete sobre o discurso da vivência da atividade física como prática de saúde. Trata-se de um recorte da tese de doutorado do professor, que está para voltar do estágio de pós-doutorado no Instituto de Estudios de Ocio, em Bilbao (Espanha), realizado com o apoio da FAPEMIG e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UEMG, por meio do Programa de Capacitação em Recursos Humanos. Dando continuidade ao doutorado, a nova pesquisa tem como temática ‘A humanização da atividade física e a percepção de bem-estar e saúde em idosos’.
Sobre o presente artigo, comenta o professor, que também coordena o Grupo de Estudos de Ócio e Desenvolvimento Humano (GODH): “Normalmente a atividade física é encarada ‘como meio para se conseguir algo’: obter/manter a saúde, prevenir/tratar doenças, emagrecer, ganhar massa muscular/estética. Acreditamos que, segundo a proposta do ócio valioso, deve-se promover uma educação para a vivência da atividade física como fim em si mesmo. O que se pretende é valorizar as subjetividades e experiências significativas que essa vivência pode agregar ao desenvolvimento humano de forma holística”.
IBIRITÉ
|