UEMG e IFSULDEMINAS promovem oportunidades de estágios e de empregos no 1º Recruta Passos
Redação Agência Escola
A primeira edição do Recruta Passos – Feira de Estágios e Empregos aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro, no bloco do Cire da Unidade Acadêmica da UEMG no município. O evento foi uma parceria entre a Unidade e o IFSULDEMINAS, que teve como objetivo unir a comunidade e as empresas, a fim de ajudá-las no mercado de trabalho.
A coordenadora do curso de Sistema da Informação, Vânia de Oliveira Borges, explicou como surgiu a ideia de promover o evento dentro da Universidade: “Em 2016 eu conheci a feira pelo Instituto Federal, e foi aí que nasceu a ideia, por que eu queria trazer essa oportunidade para os alunos daqui também”.
Ao longo dos dois dias do evento, foram ofertados aos estudantes e à comunidade palestras e workshops. As empresas parceiras estavam presentes e ofereciam um primeiro contato com eles.
O coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica, Edson Martins, contou sobre a importância de fazer essa interação com os participantes: “Os alunos têm muita teoria dentro da sala de aula, e eles precisam colocar isso em prática. As empresas, por sua vez, tem a necessidade de mão de obra qualificada, e elas encontram aqui, na Universidade, essa oportunidade”.
Alex Silva, coordenador geral de regresso e estágio do IFSULDEMINAS, afirmou que a união das universidades tem um objetivo só, que é trabalhar na empregabilidade de seus alunos: “A proposta é trazer as empresas, trazer os alunos, a sociedade, com o objetivo de oferecer para eles, o mundo do trabalho, do estágio, além da parceria das duas instituições”.
O coordenador ainda comentou sobre o sucesso dessa primeira edição: “Foi o primeiro passo para novas edições. O evento foi bem movimentado, com a sociedade vindo para dentro da Universidade, buscando contatos. Então, acredito que ano que vem teremos uma segunda edição do Recruta Passos”.
O primeiro Recruta Passos obteve números expressivos em relação às entregas de currículo, contabilizando um total de 430 currículos entregues no papel e 138 digitalmente.