UEMG será mais uma vez representada na final do Prêmio Inova Minas, amanhã
20/11/2018
‘EaD sem Fronteiras: Língua Brasileira de Sinais nas Minas Gerais’ é o título do projeto da Universidade que concorrerá ao 3º Prêmio Inova Minas Gerais, em cerimônia que será realizada na manhã desta quarta-feira (21/11), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O projeto irá concorrer na categoria Inovação em Políticas Públicas, conforme divulgado no Diário Oficial do Estado.
O projeto faz referência a uma série de iniciativas em Educação a Distância (EaD), com foco na questão da acessibilidade, que a UEMG vem empreendendo desde 2017, a partir de ideia apresentada por uma servidora, que obteve destaque na primeira edição do Inova Minas. A Universidade, por meio de sua Coordenadoria de Educação à Distância e com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, elaborou e promoveu desde o final do ano passado um curso de extensão de introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras) para capacitar profissionais atendentes dos postos do SINE (Sistema Nacional de Emprego), em Minas Gerais. Com base nessa experiência de atendimento à demanda da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese-MG), a Universidade adaptou a estrutura desenvolvida e investiu, neste ano, na oferta aos alunos de graduação de disciplina EaD obrigatória na grade curricular dos cursos de Licenciatura.
Integrante da equipe da Coordenadoria de Educação à Distância da UEMG, a especialista em EaD Priscila Rondas enaltece a importância conquistada pela Educação à Distância na atuação da UEMG: “Para nós é uma grande alegria trabalhar com um projeto que tem um impacto social tão grande, envolvendo a questão da acessibilidade, especialmente no que toca à inserção do público surdo no mercado de trabalho. Trabalhamos com o objetivo da Universidade, que é a formação”.
Tradição na inovação
Na edição do ano passado do Inova Minas, a Universidade obteve destaque por meio do aplicativo Olhos D’Água, desenvolvido em parceria dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia da Computação da UEMG Unidade Divinópolis. O projeto foi agraciado com o 2º lugar na categoria Ideias Inovadoras Implementáveis (modalidade Inovação em Políticas Públicas) – saiba mais.
EAD - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
|