Nova edição dos Indicadores Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação
12/11/2018
Publicação anual compila informações coletadas junto ao governo federal, governos estaduais e iniciativa privada relativas a atividades de pesquisa e desenvolvimento no país
Trabalho realizado anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a produção dos Indicadores Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação fornece informações especializadas à comunidade científica, formuladores de políticas, legisladores, estudantes e sociedade. O levantamento de dados permite uma visão global do sistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação.
Abrangendo temas como volume de recursos aplicados no setor; dados sobre a capacitação e ocupação de recursos humanos; quantidade de bolsas de formação concedidas; e dados sobre produção científica e patentes depositadas, o trabalho aponta uma leve redução do percentual do PIB dedicado a atividades de pesquisa e desenvolvimento. Enquanto em 2015 os investimentos somaram R$ 87,1 bilhões (1,34% do total PIB), no ano de 2016 eles totalizaram R$ 79,2 bilhões, o correspondente a 1,27% do PIB.
A publicação também traz capítulos sobre recursos humanos nos setores público e empresarial; bolsas de formação; produção científica e patentes. O levantamento mostra, por exemplo, que o Brasil é responsável por produzir 2,51% dados artigos científicos indexados pela plataforma Scopus em nível mundial.
Além disso, há cerca de 200 mil pesquisadores cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mais de 591 mil profissionais envolvidos em atividades de pesquisa e desenvolvimento em todo o país.
Conteúdo indicado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UEMG e redigido com informações do MCTIC
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|