Seminário P&E | Acaba em música mais uma edição afinada do evento
09/11/2018
Coube ao Grupo de Choro da Escola de Música (EsMu) da UEMG encerrar em grande estilo as atividades do 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade. Dezenas de estudantes e professores das várias Unidades Acadêmicas da instituição acompanharam a apresentação, que executou clássicos como “Rosa” de Pixinguinha.
Em seus três dias de programação, o Seminário promoveu intensa programação, com palestras, comunicações coordenadas, mesas redondas, minicursos e oficinas sobre tópicos variados, como produção intercultural, Comissão da Verdade, educação infantil, além da exibição de quase 500 pôsteres, em seu segundo dia e neste último.
Participando de sua primeira edição do evento, Robson Machado, do curso de licenciatura com habilitação em violão, da EsMu, destacou os encontros proporcionados: “Achei bem interessante fazer contato com o pessoal de outras cidades, o que pode até gerar novos links no futuro, em projetos compartilhados entre Unidades”, pontuou. Opinião semelhante à da professora do curso de Enfermagem da Unidade Divinópolis, Simone Graziele Silva, que participou de mesa redonda sobre ética em pesquisa: “Achei muito bom porque teve uma comunicação entre os comitês de ética de várias Unidades, o que permitiu um alinhamento de ideias”.
Na opinião do professor Moacyr Laterza Filho, pró-reitor de Extensão (PROEX) da UEMG, o evento correspondeu às dimensões da Universidade: “O Seminário foi grande, assim como a UEMG, de fato, é muito grande. Dos nossos 21 mil alunos, acho que tivemos uma excelente amostragem dos trabalhos de pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento, ilustrando muito bem o que nossa Universidade é”.
Satisfeita com o andamento das atividades, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da UEMG, professora Magda Chamon, aproveitou o momento final para agradecer: “Acho que o ponto forte desse Seminário foi a conduta dos estudantes, dos professores, com seu envolvimento e abertura. Público que reconheceu o esforço da equipe organizadora, sempre oferecendo um retorno positivo quanto às atividades. Parabenizo toda a equipe de produção. Foram brilhantes”.
À frente da equipe técnica de organização do Seminário, durante o evento, as servidoras Adriana Lara e Poliane Araújo, respectivamente da PROEX e PROPPG, também celebram os resultados obtidos. “Ao longo do processo de organização, desde a inscrição e avalição dos trabalhos, e definição da programação, tomamos contato com os títulos dos projetos. Quando vem o evento e podemos conferir os pôsteres e apresentações de perto, ficamos felizes por reconhecer a qualidade do conhecimento que circula pela UEMG. Vemos na prática que está dando resultado para a sociedade”, comenta Adriana. “É muito trabalhoso, mas é também muito gratificante ver o resultado de todo esse esforço de organização. Para nós, o Seminário não terminou ainda, pois temos outras coisas para fazer, como os certificados, mas permanece também a sensação de dever cumprido, ao ver que contribuímos com a oportunidade de apresentação de tantos trabalhos relevantes”, finaliza Poliane.
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|