Seminário P&E | Palestra aborda a Comissão da Verdade em Minas Gerais
09/11/2018
Em atividade realizada na tarde de ontem (08/11), no auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (Fadecit), onde acontece a 20ª edição do Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, as integrantes da Diretoria de Memória e Verdade da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac-MG) Vanuza Nunes e Thelma Shimomura conduziram palestra sobre os resultados levantados pelo relatório final da Comissão da Verdade em Minas Gerais (Covemg).
Divulgado no final de 2017, após quatro anos de trabalho, com mais de 200 depoimentos coletados e dezenas de audiências públicas realizadas, o documento identificou e denunciou práticas de violação dos direitos humanos no estado, durante a ditadura militar no Brasil, de 1964 a 1985.
“Estamos aqui para lançar uma luz sobre essa história cuja divulgação enfrenta resistências até hoje, chegando ao cúmulo de manifestações de negação. A violência dessa tentativa de apagamento nos parece ainda mais grave do que as injustiças já confirmadas”, comentou Vanuza Nunes. Ela e Thelma apresentaram ao público, dentre outros temas, os percalços da Comissão na busca pelas informações, frente às dificuldades de localização de registros, e comentaram ainda sobre o trabalho de ampla divulgação desse conteúdo, incluindo seu aproveitamento pela rede de ensino.
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|