Professor da UEMG Divinópolis mostra importância de parcerias para consolidação do processo de internacionalização da UEMG
06/04/2018
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro do ano passado, foi realizado, em Belo Horizonte, o 1º Fórum de Internacionalização da UEMG. O evento, promovido pela Assessoria de Relações Internacionais da Universidade e pelo Comitê de Ações Interinstitucionais e de Internacionalização da UEMG (CAINTER), reuniu, além de professores e servidores da Universidade, convidados de outras instituições brasileiras e internacionais.
Desde então, a UEMG vem buscando desenvolver diretrizes e estratégias com o objetivo de consolidar o processo de internacionalização da Universidade. No final de 2017 e início deste ano, os professores Rodrigo Fagundes Braga e Vanesca Korasaki, que lecionam, respectivamente, nas Unidades da UEMG em Divinópolis e Frutal, publicaram, em revistas internacionais de alto fator de impacto, artigos produzidos em parceria com pesquisadores de outras Universidades. (Confira os links dos artigos no final da matéria.)
De acordo com o professor Rodrigo, que é vice-diretor acadêmico da Unidade Divinópolis, a publicação dos artigos mostra a importância da internacionalização da Universidade. “Este processo de internacionalização que vem sendo construído pela UEMG está proporcionando a criação de parcerias com o objetivo de alavancar os projetos de pesquisadores, professores e estudantes da UEMG, o que possibilitará a publicação em revistas de alto fator de impacto. Um resultado que mostra a importância dessas parcerias foi a publicação de quatro artigos, que, além da participação de duas Unidades da UEMG [Divinópolis e Frutal], contou com diversos pesquisadores e instituições nacionais e internacionais”, destacou o professor.
(Foto: Elvis Gomes | Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis)
O professor Rodrigo Fagundes Braga, da UEMG Unidade Divinópolis: "Este processo de internacionalização que vem sendo construído pela UEMG está proporcionando a criação de parcerias com o objetivo de alavancar os projetos de pesquisadores, professores e estudantes da UEMG"
O professor enfatizou o papel desempenhado pelo CAINTER em relação ao processo de internacionalização da UEMG. “O Comitê, coordenado pela professora Raquel de Sousa Vianna, com auxílio da professora Terezinha Abreu Gontijo [pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMG], busca criar estratégias para que a UEMG alavanque o processo de internacionalização. A UEMG já conta com parcerias com algumas instituições internacionais, mas é importante que estas parcerias sejam ampliadas, não só internacionalmente, mas internamente também, para que possamos aumentar e melhorar a nossa produção científica, tanto de docentes quanto de discentes da nossa instituição”, completou.
Parceria
A parceria entre os professores Rodrigo e Vanesca resultou na elaboração do capítulo de um livro, que deverá ser publicado neste ano. “A ideia surgiu durante o fórum. Eu e a professora Vanesca escrevemos o capítulo com o objetivo de mostrar como a criação de grupos de pesquisa, principalmente do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico], podem contribuir para aumentar a produção científica, tanto em volume de produção quanto em fator de impacto nas publicações”, salientou o professor. “No capítulo, nós mostramos os grupos dos quais fazemos parte e os resultados que nós colhemos com a participação nesses grupos. Desta forma, mostramos a importância das parcerias locais, regionais, nacionais e internacionais, já que a internacionalização inicia-se com as parcerias internas nas Universidades”, finalizou.
Leia os artigos:
Identifying thresholds of logging intensity on dung beetle communities to improve the sustainable management of Amazonian tropical forests
Optimising Methods for Dung Beetle (Coleoptera: Scarabaeidae) Sampling in Brazilian Pastures
Linking Biodiversity, the Environment and Ecosystem Functioning: Ecological Functions of Dung Beetles Along a Tropical Elevational Gradient
Quantification of four different post-dispersal seed deposition patterns after dung beetle activity
DIVINÓPOLIS
|