Ópera leva Orquestra Minas Barroca ao Palácio das Artes
19/03/2018
Reproduzido de BHAZ
Orquestra tem o apoio institucional da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais
Fotos: Divulgação/MarcusNeves
Neste próximo sábado (24 de março), será realizada no Palácio das Artes, às 20h, a primeira audição em Belo Horizonte da ópera A Vingança da Cigana. Com texto original em português, a ópera cômica de Domingos Caldas Barbosa ressalta o universo social e culturalmente mestiço luso-brasileiro no final do século XVIII. Ela conta a história de Pepa, uma cigana vendedora de agulhas e alfinetes, cujo coração oscilava entre os dois pretendentes: Tarelo, um Marujo e Chibante, um Sargento.
O espetáculo é promovido pela Orquestra Minas Barroca e tem no elenco os cantores Priscila Neves, Heitor Araújo, Robson Aguiar, Silvia Neves, Mayra Lopes, Fillipe Lobo, Matheus França, António Batista e Samuel Goetz. A direção geral e musical de Guilherme Matozinhos, direção cênica de Sérgio Anders, orientação teatral de Kelly Crifer, figurinos do CTP e Cia de Opera e fotografia de Marcus Neves.
A Vingança da Cigana é hoje a única ópera da segunda metade do século XVIII escrita originalmente em português em que se encontra completa a parte musical e o libreto, tornando se assim uma obra que representa os costumes e gostos da sociedade luso brasileira do final do século XVIII, contendo também dois gêneros musicais populares do período a modinha e o lundu inseridos nas árias.
A restauração e a edição da partitura, bem como a encenação desta obra musical é o trabalho de pesquisa desenvolvido no Mestrado em Artes da Escola de Música da UEMG por Guilherme Matozinhos, regente da Orquestra Minas Barroca.
Orquestra Minas Barroca
Independente, suas atividades em 2013 com o objetivo de divulgar a música do Barroco brasileiro, e tem o apoio institucional da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais – A Orquestra intenciona a criação e reapropriação de valores e práticas musicais dos séculos XVII, XVIII e XIX, contribuindo para um conhecimento das poéticas musicais brasileiras e mineiras.
A execução de obras de autoria de artistas do período barroco em Minas Gerais é o motor da Orquestra Minas Barroca, que atua na salvaguarda, pesquisa e comunicação desse patrimônio histórico. A realização do projeto através do seu incentivo possui importante papel na memória desse patrimônio, fortalecendo e contribuindo para o desenvolvimento de futuros estudos e interesse por parte da sociedade na música barroca.
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|