Fapemig e Mulheres por Minas fecham parceria voltada para mulheres pesquisadoras
12/03/2018
Divulgação SIMI
Iniciativa visa promover projeto para reduzir desigualdade de gênero no meio científico e empresarial
No último dia 8 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Mulher e muito se discutiu sobre os desafios que ainda precisam ser superados em busca da igualdade de gênero na sociedade. No meio científico e empresarial a realidade ainda é bem desigual. De acordo com pesquisa realizada pela L’Oréal, apenas 28% do quadro de pesquisadores no mundo, são compostos de mulheres, e, segundo o IBGE, apenas 38% das mulheres ocupam cargos de liderança no Brasil.
Preocupados em realizar ações que mudem essa realidade, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o projeto Mulheres por Minas, da Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais (Seccri), fecharam uma parceria em prol do Desafio de Empreendedorismo do Legado Acadêmico (DELA FAPEMIG), que visa desenvolver habilidades empreendedoras para as mestrandas e doutorandas que recebem bolsa de pesquisa da FAPEMIG.
Além de reduzir a desigualdade de gênero na área acadêmica, o projeto servirá de estímulo para transformar o conhecimento acadêmico em empreendimentos no mercado, melhorando, também, a empregabilidade das alunas.
O lançamento do DELA FAPEMIG está previsto para abril, quando também serão divulgados mais detalhes sobre inscrições e desenvolvimento do projeto. O desafio é uma iniciativa da FAPEMIG e será executado pelo Sistema Mineiro de Inovação (SIMI).
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|