Mulheres da UEMG Divinópolis recebem homenagem da UBM
08/03/2018
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
Amanda, Fátima e Lúcia. Três mulheres, três diferentes histórias de vida ligadas à UEMG Unidade Divinópolis. Elas foram algumas das mulheres homenageadas durante evento realizado nessa quarta-feira (dia 7 de março), no plenário da Câmara Municipal de Divinópolis, pela União Brasileira de Mulheres (UBM) – Núcleo Divinópolis, em parceria com o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas) Divinópolis. O evento, que marcou a comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de março), contou com o apoio de diversas entidades sindicais e educacionais e movimentos sociais, culturais e estudantis da cidade.
(Fotos: Elvis Gomes | Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis)
Amanda, Fátima e Lúcia durante o evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) promovido pela União Brasileira de Mulheres (UBM) – Núcleo Divinópolis
Estudante de História na UEMG Divinópolis, Amanda de Freitas Maciel é diretora de Assistência Estudantil do Diretório Acadêmico da Unidade, entidade que a indicou para a homenagem. Ela recebeu a placa de homenagem do evento das mãos da pedagoga Tatiana Braz, estudante de Jornalismo da UEMG Divinópolis, vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Diretório Acadêmico da Unidade e secretária de Mobilização e Articulação da UBM – Núcleo Divinópolis.
Já a professora Fátima Gonçalves da Silva, recém-licenciada em História pela UEMG Divinópolis, recebeu a homenagem da União dos Estudantes de Divinópolis (UED). A placa de homenagem foi entregue a ela pela presidenta da entidade, Camila Moraes, estudante de Jornalismo da Unidade.
Por fim, a servidora técnico-administrativa Lúcia Gontijo da Fonseca, que trabalha na biblioteca da UEMG Divinópolis, foi indicada pela própria Unidade. Lúcia começou a trabalhar na instituição em 1979, como funcionária da antiga Fundação Educacional de Divinópolis (FUNEDI), cujas atividades de ensino, pesquisa e extensão foram absorvidas em 2014 pela UEMG. Ela recebeu a placa de homenagem da professora Thais Prado Vasconcelos Silva, coordenadora do curso de Engenharia Civil e representante da Unidade no evento.
Mesa-redonda sobre a situação da mulher realizada durante o evento
O evento
A abertura do evento contou com a apresentação musical de Cláudio Guadalupe, Luna Favarini, Grillo e Joel de Lara. Logo depois, foi realizada uma mesa-redonda sobre a situação da mulher, da qual participaram a pedagoga Tatiana Braz; a vereadora Janete Aparecida; a presidenta da UBM-MG, Renata Rosa; e a presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) Minas, Valéria Morato.
O plenário da Câmara Municipal de Divinópolis ficou lotado durante o evento
Outras entidades também prestaram homenagens a mulheres que se destacaram em Divinópolis. O grupo Chá das Pretas agraciou Elia Maria dos Santos e Janaina da Costa Sousa. A vereadora Janete Aparecida homenageou Isabel Cristina Soares. A UBM prestou homenagem a Geralda Maria de Castro. Já o Sinpro agraciou duas mulheres: Angela Roseana David e Selma da Silveira Chaves. Sete outros sindicatos também homenagearam mulheres de Divinópolis: dos bancários (Marina da Fonseca), dos frentistas (Maria José Silveira), dos rodoviários (Elisângela Aparecida Cabral), dos trabalhadores rurais (Divina Maria de Oliveira Batista), do turismo (Lucy da Silva), Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste de Minas (Sintram) (Alair Fonseca Azevedo Souza) e Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais (SindUTE) (Maria Lúcia de Souza Moura).
O Sintram e o grupo de contadores de histórias Encontro realizaram, durante o evento, uma homenagem póstuma à Ivanete Ferreira, vice-presidente do sindicato e integrante do grupo que faleceu no último dia 26 de dezembro.
Homenagem póstuma do Grupo Encontro à Ivanete Ferreira
DIVINÓPOLIS
|