Estudantes da Unidade João Monlevade trocam folia de carnaval por ações ambientais
20/02/2018
Quatro estudantes dos cursos de Engenharia da Unidade João Monlevade resolveram substituir a folia típica do carnaval deste ano por uma ação diferente: desenvolver ações que preservam o meio ambiente.
Vinícius e Cláudia
Claudia Patrício, estudante de Engenharia Ambiental; Euler Pinto Coelho, de Engenharia Metalúrgica; Nayara Paula Fortes, Engenharia Ambiental e Vinícius Geraldo Almeida, Engenharia Ambiental, integraram a quinta edição do Ecofolia, que é desenvolvido pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF) e que neste ano teve como campo de práticas o Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema, distrito do município de Itabira e distante cerca de 86 km da capital Belo Horizonte.
O encontro reuniu cerca de 30 acadêmicos de 13 instituições de ensino superior durante o Carnaval. Além do ambiente de imersão, os pesquisadores puderam entender mais sobre o funcionamento da unidade de conservação, seus desafios e perspectivas. Este ano foi realizada uma pesquisa sobre saneamento nas comunidades do entorno e turismo, com pessoas ligadas ao turismo em Ipoema e Serra dos Alves.
Segundo o gerente do parque e idealizador desta edição, Alex Amaral, neste ano os estudantes realizaram de saneamento nas comunidades do entorno do parque a propostas de turismo que privilegiassem o distrito. Eles puderam ainda plantar mudas, fazer caminhadas e conhecer os relatos de pessoas relacionadas ao movimento de defesa da Mata do Limoeiro na década de 1980.
Sobre a experiência, o estudante Vinícius comenta: "Não hesitei em deixar a folia do carnaval tradicional, pois valorizo a natureza e a temática desta edição que foi o 'Saneamento básico e desenvolvimento turístico na região de Ipoema'", explica. "Durante o projeto, tivemos palestras sobre inovações em redes de tratamento de águas e palestra sobre as lutas para a proteção de áreas que hoje são protegidas. Conhecemos sobre a cultura do Tropeiro Mineiro e Estalagem de Chicotes, além das atividades integradoras de plantio de mudas e atividades de coach".
A estudante Cláudia destacou os valores humanitários do projeto e explica ingressou no evento justamente por não gostar da movimentação das festividades de carnaval e para se conectar justamente à natureza: "Aprendi muito no Parque com toda a equipe e pretendo desenvolver artigos com os resultados das pesquisas que realizamos. Durante o evento fomos a campo coletar opiniões sobre o turismo na região de Ipoema além da opinião comunitária sobre o saneamento básico da região. Tivemos a chance de explicar aos moradores o funcionamento de fossas sépticas, dar algumas dicas sobre tecnologia e divulgações em redes sociais e no fim do projeto deixamos nossa marca no mundo com o plantio de árvores".
Participante de outros anos, o estudante Euler destacou a maturidade que o projeto alcança: "A cada ano o projeto vem diversificando e melhorando, abordando temas que valorizam o turismo e à sustentabilidade, tivemos a chance de passar um pouco dos nossos conhecimentos e falar sobre o funcionamento das fossas sépticas, fizemos pesquisas de turismos com comerciantes locais de Ipoema e fazer o plantio de mudas em áreas em que foram feitos desmatamento irregulares no passado. Aprendi muito com o parque e principalmente com a humildade das pessoas do parque e Ipoema."
A visão otimista é também compartilhada pela estudante Nayara, que contabiliza sua terceira paricipação na Ecofolia: "Desde sempre gostei de participar de trabalhos voluntários, mas esse se dúvidas é um dos que mais gosto, é extremamente engrandecedor ver de perto a realidade como ela realmente é, sem maquiagem.(...) As pesquisas este ano foram voltadas para o saneamento e turismo nas comunidades do entorno do Parque, espero em breve escrever algo com todos os dados coletado após o relatório gerado! E que venha o próximo Ecofolia!!!"
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar - Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471 Aspectos legais e Responsabilidades