Mini ETA é desenvolvida por estudantes do curso de Engenharia Civil na UEMG Divinópolis
29/11/2017
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
No dia 14 de novembro, estudantes do 7º período do curso de Engenharia Civil (turma B) da UEMG Unidade Divinópolis testaram a aplicabilidade de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), desenvolvida durante a disciplina Química Ambiental, sob orientação do professor Renato Leal.
(Fotos: André Camargos | Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis)
“A princípio, os alunos foram orientados sobre as técnicas e processos, e, em seguida, foram organizados grupos que realizaram pesquisas bibliográficas e desenvolveram uma mini ETA, totalizando dois meses de trabalho coletivo”, explicou o professor Renato.
Com o objetivo de consolidar o conhecimento dos estudantes diante da Engenharia Civil no processo de criação de uma ETA, a realização prática da atividade consistiu em cinco etapas: coagulação/floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação.
A água bruta, neste caso, sem tratamento é considerada matéria-prima, que, quando utilizada durante o processo físico-químico na estação de tratamento, torna-se água tratada e potável, de fato, própria para o consumo, diferente do seu estágio inicial.
“Esse trabalho em sala de aula foi importante para termos uma visão sobre como projetar uma ETA. Além disso, conseguimos abordar a química ambiental dentro da disciplina do curso de Engenharia Civil”, ressaltou a estudante Jéssica Martins, participante da atividade.
DIVINÓPOLIS
|