Práticas pedagógicas em foco no Seminário Diálogos sobre EaD
29/11/2017
Foi aberto ontem (28/11) o Seminário Diálogos sobre a EaD (Educação a Distância) de 2017, que enfoca nesta segunda edição as práticas pedagógicas na área. Promovido pela Coordenadoria de EaD da UEMG, no edifício da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia (Fadecit) de Minas Gerais, o evento reúne pesquisadores, dirigentes educacionais e professores da educação superior e educação básica para discutir sobre as práticas e perspectivas em andamento relacionadas a modalidade educacional no Brasil e no mundo.
Após a mesa de abertura, que teve a presença do reitor da Universidade, Dijon Moraes Júnior, da pró-reitora de Ensino, Elizabeth Munaier, e da responsável pela Coordenadoria de EaD da UEMG, Lorna Martins, a conferência inicial contou com palestras dos pesquisadores José Manuel Moran, da USP, e Sirléia Rosa, da Université de Montréal (Canadá).
Referência no tema, com cerca de 30 anos de pesquisas na área, Moran destacou que mesmo a educação presencial se modificou, hoje, em razão da inegável presença das tecnologias móveis na vida das pessoas. Ele informou também que, de acordo com as previsões, entre 2024 e 2026, haverá no ensino superior brasileiro mais alunos de EaD do que na modalidade presencial. Cenário que tornaria premente a discussão em torno dos rumos da EaD. Ainda assim, ele enxerga grande resistência de alguns setores em reconhecer essa realidade, atrasando o debate de questões que permitiriam qualificar a oferta em EaD: “Como fazer que a ela deixe de estar focada na transmissão de conteúdo e passe a representar, de fato, uma possibilidade ativa de aprendizagem?”, pontuou.
Pedagoga formada pela Faculdade de Educação (FaE) - Campus BH, com mestrado pelo Cefet-MG e doutorado pela Universidade de Montreal, onde trabalha atualmente, Sirléia Rosa abordou a experiência canadense, ressaltando que transformar as mudanças nas ferramentas de comunicação em avanços efetivos nas práticas de ensino é um problema global. “A evasão na EaD é alta no mundo todo: de 20 a 40%, que é o dobro da presencial. A reprovação também é mais alta... E, no meio disso, um grande desafio que se coloca é o de fazer uma educação a distância em que os alunos colaborem mesmo entre si”.
Na parte da tarde, as professoras Zulmira Medeiros, Mariana Dutra, ambas da UFMG, e Amanda Tolomelli, da UEMG, foram convidadas a discutir com o público a aplicação de tecnologias educacionais no contexto dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Elas abordaram a utilização de mapas conceituais, blogs e redes sociais, respectivamente.
O primeiro dia terminou com as apresentações das comunicações orais inscritas no evento.
O seminário prossegue hoje, em seu último dia. Confira a programação completa.
Veja imagens do primeiro dia:
![II Seminário Diálogos sobre EaD: as práticas pedagógicas](https://farm5.staticflickr.com/4528/37835429285_bfcf23965f_z.jpg)
EAD - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
|