Comemorações do Museu Nacional Mangalarga Marchador contam com a participação da Unidade Campanha
21/11/2017
No último dia 17 de novembro, por ocasião dos 5 anos de abertura do Museu Nacional Mangalarga Marchador, na cidade de Cruzilia, que fica no sul de Minas, a UEMG Unidade Campanha promoveu ações educativas com a comunidade local. O museu acolheu os pesquisadores Carlos Rogério Lima Júnior, doutorando em Estética e História da Arte MAC/USP, e Samuel Mendes Vieira, doutorando em História da Arte PPGHIST/IFCH/UNICAMP, para a mediação de uma oficina e uma palestra sobre a temática do "O homem e o cavalo nas representações do passado” - veja a programação clicando na imagem ao lado. Foram ricas exposições sobre a imagem do animal na história da arte, associada aos retratros equestres, e, principalmente, à pintura histórica, refletindo sobre os lugares ocupados por diferentes sujeitos históricos no passado. Segundo os pesquisadores, o diálogo estabelecido com a comunidade local permitiu reforçar a importância da presença do curso de História da Unidade Campanha na promoção de atividades que trazem à tona as memórias sobre o trato com o cavalo e os laços afetivos das pessoas que vivem ao redor do museu.
Alunos da E. E. São Sebastião durante a oficina no Museu
Professor Samuel Mendes Vieira falando sobre a reprodução do retrato equestre de D. João VI existente no MNMM
Professor Carlos Rogério Lima Júnior falando sobre o retrato equestre de D. Pedro I na praça Tiradentes, no Rio de Janeiro.
Da esquerda para a direita: Domingos Lollobrigida Júnior (Diretor executivo do MNMM), Tamiris Aparecida Andrada da Silva (monitora e aluna do curso de História), Carlos Rogério Lima Júnior (mediador das ações educativas), Aline Maciel (coordenadora do MNMM), Francislei Lima da Silva (coordenador de Pesquisa da Unidade Campanha), Samuel Mendes Vieira (mediador das ações educativas)
Alunos(as) e professores(as) no MNMM após a oficina
CAMPANHA
|