Projetos produzidos na UEMG aguçam a curiosidade durante inauguração de Finit
31/10/2017
Para fazer bonito na segunda edição da Feira de Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia, que ocorre no Expominas entre os dias 31 de outubro a 4 de novembro, a UEMG selecionou projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade, que demonstrassem aos frequentadores a diversidade sua potencialidade em desenvolver pesquisas de cunho inovador e de base tecnológica.
Assim, cinco projetos – sendo dois da Unidade Carangola e os demais do Campus Belo Horizonte e das Unidades João Monlevade e Ubá – já ocupam o estande da Universidade e começa a atrair o público.
O primeiro dia de evento contou com a presença do reitor Dijon Moraes Júnior, acompanhado pelo chefe de gabinete Eduardo Santa Cecília, que fizeram questão de prestigiar a participação dos professores e estudantes no evento. O reitor também participou da mesa de abertura da Finit, representando a Universidade. "A FINIT é uma das maiores ações no âmbito da inovação do Brasil e as Universidades, que são por essência locais de conhecimento e inovação, não podem ficar indiferentes a esta realidade. Por isso, a UEMG participa tanto através de estande próprio onde expõe sua produção, bem como incentivando seus professores e estudantes a estarem a presentes neste grande espaço que nos antecipa o futuro", comentou.
Um dos projetos apresentados pela Universidade é o multipremiado Librário. Com o objetivo de ensinar às pessoas a Língua Brasileira de Sinais de forma lúdica, a partir de um jogo de cartas, o projeto mostra que a tecnologia social a serviço da inclusão é uma vertente que cresce no âmbito da pesquisa e extensão na UEMG. O baralho de cartas é temático e, para o Finit, a disciplina é a matemática. “O primeiro dia tivemos muitas escolas visitando e todos são unânimes em comentar como é interessante a ideia de aprender Libras por meio de um jogo”, afirma Thalita Barbalho, uma das pesquisadoras responsáveis pelo projeto. Ela afirma ainda que o projeto atrai naturalmente professores ou pessoas que tem conhecidos com surdez e que reconhecem a ferramenta como útil para aprimorar a comunicação.
“O nosso intuito é tentar levar nossa ideia para o máximo de pessoas possível, então a participação em um evento dessa magnitude é muito importante. Buscamos também parcerias com escolas que desenvolvem trabalhos com crianças surdas, para agendarmos futuras oficinas”, complementa.
Outro projeto que tem despertado grande curiosidade, especialmente das crianças, é o projeto da Unidade Carangola, que pretende utilizar um robô para trabalhar em sala de aula a percepção do estudante em relação a medidas. “Temos percebido as crianças cada vez mais dispersas em sala de aula e a iniciativa de trazer a tecnologia para auxiliar no ensino de medidas consegue resgatar a participação do estudante”, afirma o professor e orientador do projeto Bruno Rossi.
A proposta é criar uma atmosfera desafiadora em sala de aula, tendo como princípio a participação dos estudantes sendo desafiados a medir, com fitas métricas, as distâncias variáveis que o robô percorre. A existência do robô naturalmente é um chamariz para os estudantes que visitam a feira e também para professores interessados em diversificar a prática pedagógica no ensino da matemática. Bruno afirma que em breve irá proceder treinamentos com professores da região de Carangola para poderem aplicar em sala de aula a metodologia de ensino.
A analista universitária Taiciane Rocha coordena a participação da UEMG na Feira e destaca que a instituição é parceira desde a primeira edição, realizada no ano passado, e que nesta edição, a visibilidade da feira é maior, o que é positivo para a Universidade. “Além de mostrar nossa produção em pesquisa e extensão, é um ambiente interessante até mesmo para apresentar a UEMG para vestibulandos e possíveis parceiros”, analisa.
A segunda edição da FINIT pode ser visitada gratuitamente até o próximo sábado, 4 de outubro. Confira a seguir os projetos da UEMG que participam do evento:
Librário de Matemática – Escola de Design
Professora Rita Engler – Thalita Barbalho – Flávia Neves – Viviane Melo – Diego Parreiras
Carvão Magnético Ativado para Despoluição de Águas Contaminadas – Unidade Ubá
Professor Bruno Rossi – professora Luciane Oliveira – Larissa Mateus – Izaias Jesus – Daniel Rodrigues – Paulo Vieira
Matemática no Cinema – “A Geometria das Câmeras” – Carangola
Professora Sabrina Alves – Marcela Aparecida de Sales – Pedro Henrique da Silva – Rafael Souza
Estudo Comparativo das Propriedades Mecânicas dos Aços SAE 10B22 e SAE 1005 Após Corrosão em Meio Aquoso de Cloreto de Sódio e Ácido Sulfúrico – Unidade João Monlevade
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar - Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471 Aspectos legais e Responsabilidades