I Fórum de Internacionalização da UEMG | Diretrizes e estratégias para a internacionalização em debate
31/10/2017
Reitor Dijon Moraes Júnior | Abertura do I Fórum de Internacionalização da UEMG
Palestras, dinâmicas e grupos de estudo para discutir a internacionalização do Ensino Superior no país e no mundo. Esse é o objetivo do ‘I Fórum de Internacionalização da UEMG’, que teve início ontem (30/10), com um primeiro dia de atividades integralmente realizado na Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte. Promovido pela Assessoria de Relações Internacionais da UEMG e pelo Comitê de Ações Interinstitucionais e de Internacionalização (Cainter) da Universidade, o evento tem programação até amanhã (1º/11) e servirá também para embasar o futuro plano institucional da Universidade para a área.
Na mesa de abertura, o reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior, salientou o caráter estratégico da iniciativa para institucionalizar o processo de internacionalização da Universidade. Aproveitou para compartilhar dados que dão uma dimensão desse movimento na UEMG: de 2012 a 2016, a Universidade enviou 75 professores e cerca de 200 estudantes para experiências no exterior, inclusive como decorrência dos 52 convênios internacionais assinados no período, os quais abriram a possibilidade de projetos e parcerias com mais de 120 universidades das Américas, Europa e Ásia. Completando a mesa de abertura, estiveram presentes o vice-reitor José Eustáquio de Brito, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMG, Terezinha Abreu Gontijo, e a coordenadora do Cainter, Rachel de Sousa Vianna.
Com mediação do professor da UEMG Dr. Luiz Naveda, também do Cainter, ‘Internacionalização e geopolítica da produção do conhecimento’ foi o tema da mesa-redonda seguinte. Em sua fala, o Prof. Dr. Leandro Tessler, da Universidade Estadual de Campinas e representante da Diretoria de Relações Internacionais da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes / Ministério da Educação - MEC), discorreu sobre a inserção da produção acadêmica brasileira no cenário internacional, problematizando as estratégias em andamento e antecipando as novas diretrizes do órgão do MEC. Chefe do Departamento de Parcerias Internacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Marina Brini apresentou os convênios, chamadas e parceiras internacionais da Fundação. Por meio de conferência online, a doutora da Universidade Autónoma del Estado del México, Arianna Becerril, comentou sobre iniciativas como a Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc).
Na parte da tarde, a mesa-redonda ‘Diretrizes para uma internacionalização sustentável’, com mediação da Profª. Drª. Rita Engler, Cainter/UEMG, trouxe a Profª. Drª. Chiara Colombi, do Politecnico di Milano, que apresentou aos presentes a experiência da instituição italiana, uma das mais internacionalizadas do mundo. A doutoranda Juliana de Fátima Souza, da Universidade Federal de Minas, falou sobre temas como as formas de internacionalização e os mitos por trás da questão. Fechando a mesa, o subsecretário de Ensino Superior, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Márcio Rosa Portes, defendeu a importância da internacionalização das instituições mineiras de Ensino Superior como estratégia para apontar novos caminhos à economia do estado, atualmente dependente de commodities como o minério e o café.
No encerramento do primeiro dia de trabalho, os convidados participaram de um World Café, dinâmica em que mudavam de mesa de 15 em 15 minutos para debater novas questões com diferentes colegas a cada vez.
A programação do I Fórum de Internacionalização da UEMG prossegue hoje com grupos de trabalho na Faculdade de Educação (FaE), na Escola de Design e no prédio do Programa de Pós-Graduação em Artes. Na pauta, a elaboração de sugestões para o Plano Institucional de Internacionalização da UEMG.
Nesta quarta-feira, haverá a apresentação das propostas e a eleição do comitê responsável pela redação do Plano.
Clique na imagem para acessar a galeria com mais fotos do Seminário
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar - Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471 Aspectos legais e Responsabilidades