Projeto focaliza a autogestão de catadores de materiais recicláveis de João Monlevade
31/10/2017
Com o objetivo de capacitar os catadores de materiais recicláveis da região para os processos de cogestão e autogestão, o professor Bruno Otávio Arantes e a estudante bolsista Sâmara Ferreira promoveram um projeto de extensão junto a esse público.
Para alcançar os objetivos propostos, promoveram uma metodologia participativa e de educação popular que considera a construção do conhecimento a partir da experiência vivenciada pelos catadores. Assim, foram realizadas observações do trabalho para compreender sua realidade de trabalho e a logística interna de produção. Este método tornou possível a verificação das demandas dos próprios trabalhadores e a elaboração de uma primeira versão para o rearranjo da logística interna do galpão onde os catadores realizam suas atividades.
A proposta do layout do galpão foi elaborada por meio do software AutoCaD e exibida aos catadores, que apresentaram suas sugestões. O próximo passo do projeto de extensão é elaborar a versão final para aprovação em assembléia. A partir desta aprovação, os catadores iniciarão o processo de modificação interna, que deverá ser realizada em etapas, para evitar impactos diretos na produção.
O relato completo desta experiência pode ser verificado diretamente no Blog das Ações Afirmativas, produzido pela Pró-reitoria de Extensão.
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX
|