|
A Escola de Design da UEMG, uma vez na Praça da Liberdade, se tornará a maior escola do gênero na América Latina
30/10/2017
Publicação: Caderno Opinião - Jornal Estado de Minas em 29/10/2017
Uma escola... sonho de muitos
Dijon Moraes Júnior | Reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais | UEMG
Passados exatos cinco anos da assinatura de ato do governo de Minas autorizando a reforma e restauro do histórico edifício-sede do Ipsemg, localizado na Praça da Liberdade, para a implantação da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais | UEMG, deparamo-nos hoje com a revisão de seu cronograma, o que é normal em obras que envolvem restauro e adaptações como esta. Prevista, inicialmente, para ser entregue exatamente no mês de outubro de 2017, a conclusão da obra foi postergada para junho de 2018.
Recentemente comprovada por pesquisadores de seu próprio doutorado como a primeira instituição mais antiga de ensino superior deste segmento no Brasil, a Escola de Design da UEMG foi instituída em 1954 e foi a primeira a emitir diploma de design do país. A Escola de Design da UEMG obteve reconhecimento nacional e internacional e sua trajetória passa pela estratégia pioneira local de dar suporte ao então incipiente processo de industrialização brasileiro, como parte do projeto de modernização do país.
Particularmente, tive a satisfação de apresentar o projeto da nova escola na praça em diversos eventos internacionais, entre eles no Congresso Forma-14, em Havana, e na Settimana di Minas a Milano, uma ação do governo de Minas por ocasião da Feira Mundial Expo-15, na Itália, e durante o 5º Fórum da Rede Latina de Design, realizado em Guadalajara, no México, em 2015. Todos sempre ficavam impactados com os números e dados referentes à Escola de Design da Uemg, que, uma vez na Praça da Liberdade, se tornará a maior escola do gênero na América Latina.
Seus cursos, em nível de graduação, são orientados para design de produtos, design gráfico, design de ambientes e artes visuais. Com a mudança para a nova sede, será inaugurado também o tão esperado curso em design de moda. Além disso, será implementada a inovadora proposta de cursos livres de curta duração, dentro do conceito de escola aberta, através da extensão, ao serem ofertados cursos como design digital, paisagismo, restauro, figurino e cenografia, proporcionando à população mineira a oportunidade de um salutar convívio acadêmico-cultural e democratizando o design através de eventos como exposições, palestras, oficinas, laboratórios, mostras e workshops.
Somam-se, a tudo isso, os cursos já existentes em nível de especialização, mestrado e doutorado, fazendo da nossa escola a mais completa do gênero das Américas, colocando Minas na vitrine desta fascinante atividade que tem contribuído para a competitividade da produção nacional através da diferenciação e inovação de seus produtos, serviços e artefatos. Por fim, vem reconhecida a sua importância para a competitividade da indústria mineira, para a soberania do parque produtivo brasileiro e para a identidade da marca Brasil.
Por todas essas razões, os atuais 1.300 estudantes e 150 professores, agora na condição de efetivos graças às recentes nomeações feitas pelo governador Fernando Pimentel para a UEMG, sonham com a mudança da Escola de Design para a nova sede na Praça, ora prevista para junho de 2018.
ESCOLA DE DESIGN
|