1 DAS INSCRIÇÕES
As inscrições para o 17º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO
são gratuitas e estarão abertas para estudantes e professores
da UEMG e de outras Instituições de Ensino Superior – IES, no período
de 27 de agosto a 15 de setembro 2015, no endereço eletrônico do Seminário,
http://www.uemg.br/seminarios.
2 DAS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO
Nesta 17ª edição, serão oferecidas, em todos os dias do evento,
diversas atividades tais como: palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas. Estarão
abertas inscrições para professores e alunos apresentarem seus trabalhos de
pesquisa e extensão em sessões de Comunicação Coordenada e Pôsteres.
Os interessados nas duas modalidades deverão submeter seus trabalhos no formato
resumo, considerando as normas constantes desse regulamento.
A apresentação dos trabalhos de estudantes de graduação da UEMG,
bolsistas ou não, e de outras IES deverá ocorrer apenas na modalidade Pôster.
Trabalhos realizados pelos docentes e estudantes de pós-graduação da
UEMG e de outras Instituições de Ensino Superior – IES serão
apresentados, preferencialmente, nas sessões de Comunicação
Coordenada.
2.1 Comunicação Coordenada
2.1.1 Modalidade de apresentação na qual são reunidos trabalhos com temática
semelhante.
2.1.2 O número de sessões será limitado de acordo com a disponibilidade
de espaço e a afinidade entre os temas dos trabalhos inscritos.
2.1.3 Trabalhos cujas inscrições forem aceitas, mas não se insiram nas
temáticas das sessões de comunicação coordenada compostas, serão
apresentados na forma de pôsteres.
2.1.4 Nessas sessões, os trabalhos serão apresentados oralmente. Após análise
dos resumos encaminhados no ato de inscrição, o agrupamento dos trabalhos em
sessões será organizado e divulgado pelo Comitê Acadêmico
Organizador do Seminário - CAOS. O período de duração, horário
e dia das apresentações serão disponibilizados na página do
evento.
2.1.5 Os professores orientadores de projetos de Pesquisa e de Extensão contemplados
com bolsa BPO nos Editais PAEx - 01/2015 e PAPq – 08/2015 devem, obrigatoriamente,
apresentar seu projeto nessa modalidade.
2.2 Apresentação de Pôster
2.2.1 A confecção do pôster é de responsabilidade do(s) autor(es)
e deverá ser impresso após o parecer de aceite para apresentação.
2.2.2 Essa modalidade de apresentação é obrigatória para todos os
estudantes bolsistas de pesquisa ou extensão contemplados nos editais abaixo:
• Edital 04/2014 – PIBIC/UEMG/CNPq – vigência de agosto/2014 a
julho/2015 (apresentação dos resultados finais);
• Edital 05/2014 – PIBIC AF/UEMG/CNPq – vigência de agosto/2014 a
julho/2015 (apresentação dos resultados finais);
• Edital 06/2014 – PIBITI/UEMG/CNPq (incluindo bolsistas do PIBITI
FUNTTEL) – vigência de agosto/2014 a julho/2015 (apresentação dos
resultados finais);
• Edital 07/2014 – PIBIC/UEMG/FAPEMIG – vigência de março/2015
a fevereiro/2016 (apresentação dos resultados parciais);
• Edital 08/2015 – PAPq/UEMG – vigência de junho/2014 a dezembro/2015
(apresentação dos resultados parciais);
• Edital 01/2015 – PAEx/UEMG – vigência de junho/2015 a dezembro/2015
(apresentação dos resultados parciais).
2.2.3 Para normas de submissão dos trabalhos, formatação e apresentação
ver itens 3, 4 e 5, deste regulamento.
2.3 Ouvinte
Participação aberta a todos os interessados.
3 DAS INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
3.1 INFORMAÇÕES GERAIS
• Todo trabalho a ser apresentado deverá ter resumo correspondente.
• Em função de limitações operacionais, resumos e pôsteres
de alunos da UEMG cuja participação não seja obrigatória e
alunos/professores externos à Instituição serão aceitos até
o limite de 200 (duzentos) pôsteres para apresentação no Seminário.
• Um mesmo projeto pode gerar mais de um trabalho, cada um com um título
diferente, para apresentação pelo orientador e pelo(s) bolsista(s).
• Caso haja mais de um bolsista no mesmo projeto, cada bolsista terá que se
inscrever, individualmente, como apresentador. Nesse caso, os bolsistas se inscreverão
utilizando o mesmo resumo que conterá o nome de todos os autores e apresentarão
o mesmo pôster. Caso o projeto tenha se desdobrado, em mais de um trabalho ou
subprojeto, poderão ser inscritos dois resumos diferentes para apresentação
por bolsistas diferentes.
• O conteúdo do resumo é de responsabilidade de seu(s) autor(es) e sua
supervisão, de responsabilidade do professor orientador do bolsista.
• No caso dos bolsistas participantes dos Editais constantes do item 2.2.2 (PAEx / PAPq
/ CNPq / FAPEMIG), é responsabilidade do orientador (coordenador do projeto) analisar
e corrigir o conteúdo encaminhado. Portanto, torna-se imprescindível que o
professor orientador acompanhe criteriosamente a elaboração do resumo.
• O sistema se encarregará de enviar aos professores orientadores os resumos dos
respectivos orientandos. O orientador deverá, então, analisá-lo,
podendo alterá-lo / corrigi-lo, se necessário. Após este procedimento,
o orientador o reenviará através da intranet. Só então a inscrição
será, de fato, validada.
• Antes do envio do resumo, deverá ser feita uma rigorosa revisão
gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo, dos dados da
pesquisa / extensão e dos campos do resumo. Os resumos serão
publicados exatamente como enviados. Antes do envio, certifique-se de que todos
os autores e orientadores tenham conhecimento das normas do evento, do conteúdo do
resumo e concordem em ter seu nome inserido no trabalho.
• Todos os resumos serão analisados pelo Comitê de Avaliação,
podendo ser aprovados ou não. Trabalhos que tiverem sua inscrição
indeferida NÃO serão devolvidos aos autores para revisão e, portanto, NÃO
serão apresentados.
• O resumo não poderá conter imagens (esse formato de apresentação
de dados pode ser colocado no pôster, se for o caso). Esquemas químicos podem
ser escritos por extenso. Se forem necessárias fórmulas matemáticas,
estas deverão ser feitas em Word.
NÃO SERÃO ACEITOS:
• resumos contendo simples descrição de projeto ou intenção
de trabalho;
• resumos que não contemplem a estrutura básica exigida, expressa no
sistema.
3.2 ESTRUTURA DO RESUMO
Seguem orientações para realização da inscrição, de
acordo com os campos obrigatórios apresentados abaixo. Todos os campos deverão
ser preenchidos corretamente, com uma rigorosa revisão gramatical, ortográfica
e de digitação.
O certificado será gerado a partir do sistema, não sendo aceitas
alterações posteriores.
3.2.1 Dos Resumos de trabalhos de PESQUISA para apresentações de pôsteres
e comunicações coordenadas
• TÍTULO DO PROJETO (pôster)
• ORIENTADOR (pôster): insira o nome completo, e sem abreviação,
do orientador do projeto e, no campo seguinte, o seu respectivo e-mail.
• TÍTULO DO TRABALHO A SER APRESENTADO: digite o título de seu trabalho,
que poderá ou não ser idêntico ao do projeto, uma vez que um mesmo
projeto pode gerar mais de um trabalho a ser apresentado.
• AUTOR PRINCIPAL: cadastre apenas o nome do autor principal do trabalho.
• CO-AUTORES: cadastre apenas o nome dos co-autores, em ordem de autoria (não
inclua titulações: Prof., Dr., Orientador etc.). Digite os nomes por extenso e
sem abreviações.
Obs. 1: Caso o orientador não seja o autor principal, seu nome deverá constar entre os co-autores.
Obs. 2: Todos os autores e co-autores, inclusive o apresentador, do trabalho precisam ser cadastrados em um desses campos (autor principal ou co-autores) para que seu nome conste do certificado.
• APRESENTADOR: cadastre apenas o nome de quem irá apresentar o trabalho que está
sendo inscrito no Seminário naquele momento.
• PALAVRAS-CHAVE: informar as palavras-chave separadas por vírgula, no mínimo
3 e no máximo 6 e com até 80 caracteres.
• RESUMO – deverá abranger o conteúdo abaixo, na forma
de texto corrido, sem escrever os subtítulos dos itens:
Introdução: Visão geral sobre a investigação com definição
do objeto do trabalho, fundamentação teórica, relevância da
pesquisa;
Metodologia: Descrição sucinta da forma pela qual o trabalho foi realizado (método
de amostragem; parâmetros considerados; tamanho da amostra; procedimentos/ estratégias
de coleta e análise dos dados);
Resultados Parciais ou Finais;
Discussão.
Observação: Para o Pôster: o resumo deverá ter, no mínimo,
1.500 (mil e quinhentos) e, no máximo, 2.000 (dois mil) caracteres, com espaço.
Para a Comunicação Coordenada: o resumo deverá ter, no mínimo,
3.000 (três mil) e, no máximo, 6.000 (seis mil) caracteres, com espaço.
3.2.2 Dos Resumos de trabalhos de EXTENSÃO para apresentações de
pôsteres e comunicações coordenadas
• TÍTULO DO PROJETO (pôster)
• ORIENTADOR (pôster): insira o nome completo, e sem abreviação, do
orientador do projeto, e no campo seguinte o seu respectivo e-mail.
• TÍTULO DO TRABALHO A SER APRESENTADO: digite o título de seu trabalho,
que poderá ou não ser idêntico ao do projeto, uma vez que um mesmo
projeto pode gerar mais de um trabalho a ser apresentado.
• AUTOR PRINCIPAL: cadastre apenas o nome do autor principal do trabalho.
• CO-AUTORES: cadastre apenas o nome dos co-autores, em ordem de autoria (não
inclua titulações: Prof., Dr., Orientador etc.). Digite os nomes por extenso e
sem abreviações.
Obs. 1: Caso o orientador não seja o autor principal, seu nome deverá constar entre os co-autores.
Obs. 2: Todos os autores e co-autores, inclusive o apresentador, do trabalho precisam ser cadastrados em um desses campos (autor principal ou co-autores) para que seu nome conste do certificado.
• APRESENTADOR: cadastre apenas o nome de quem irá apresentar o trabalho que está
sendo inscrito no Seminário naquele momento.
• PALAVRAS-CHAVE: informar as palavras-chave separadas por vírgula, no mínimo
3 e no máximo 6 e com até 80 caracteres.
• RESUMO - deverá abranger o conteúdo abaixo, sem os subtítulos,
na forma de texto corrido:
Objetivos: Indica o que se quer alcançar com o trabalho.
Local de realização das ações;
Metodologia: Indica como o projeto foi desenvolvido;
Forma de participação da comunidade interna e/ou externa;
Referenciais Teóricos;
Considerações Parciais ou Finais.
Avaliação da Ação: Avaliação dos resultados
obtidos, levando-se em conta indicadores como:
indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa;
perspectiva interdisciplinar;
impacto na formação do estudante;
relação dialógica entre universidade e comunidade alvo;
contribuição para as políticas públicas e o desenvolvimento
regional;
geração de produtos ou resultados de qualidade.
Observação: Para o Pôster: o resumo deverá ter, no mínimo,
1.500 (mil e quinhentos) e, no máximo, 2.000 (dois mil) caracteres, com espaço.
Para a Comunicação Coordenada: o resumo deverá ter, no mínimo,
3.000 (três mil) e, no máximo, 6.000 (seis mil) caracteres, com espaço.
4 DA FORMATAÇÃO – PÔSTERES (Trabalhos de Pesquisa e Extensão)
4.1 O pôster deverá seguir a seguinte formatação:
• Tamanho: 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
• O logotipo da Instituição vinculada com a geração do
trabalho deverá estar visível no pôster. (O logotipo da UEMG está
disponível aqui)
• A descrição do trabalho deverá conter os mesmos elementos
indicados no resumo, separados por subtítulos, sem considerar a restrição
quanto ao número de caracteres.
• Em nota de rodapé deverão constar informações gerais a
respeito das Instituições envolvidas e agências de financiamento.
• O título e os autores do trabalho no pôster deverão ser os mesmos
contidos nos resumos submetidos ao evento. Os autores devem ser citados em ordem de
autoria.
• É importante que constem do pôster: título, nomes, departamento e
instituição dos autores, cidade/estado e agência de fomento (se
houver).
• O pôster deverá ser elaborado com quantidade de texto, figuras, fotos,
tabelas, gráficos e esquemas adequados à visualização e ao
melhor entendimento dos resultados.
• As informações devem ser organizadas de forma que as idéias
centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.
• É responsabilidade dos autores, e, em especial, do orientador, realizar uma
rigorosa revisão do pôster antes de sua impressão.
• Obedecidos os elementos acima citados, o arranjo e estética do pôster são
livres e de responsabilidade dos autores.
5 DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE PESQUISA E EXTENSÃO
5.1 COMUNICAÇÃO COORDENADA
• A relação dos trabalhos aceitos para esta modalidade e respectivas data
e local de apresentação será disponibilizada na página do
evento.
• O número de trabalhos apresentados em cada sessão de comunicação
coordenada será definido de acordo com o tema, a disponibilidade de espaço e
tempo.
• Cada sessão de comunicação coordenada poderá ter a duração
máxima de duas horas.
• Cada apresentador terá, no máximo, 15 minutos para exposição
de seu trabalho, ficando o tempo restante disponibilizado para discussão e
operacionalização da sessão ao final de todas as apresentações;
• Todas as salas de apresentação estarão equipadas com data show.
Outros recursos deverão ser providenciados pelo apresentador.
5.2 PÔSTERES
• A relação das sessões de apresentação dos trabalhos
e respectivos dias e horários serão disponibilizadas na página do
evento.
• A afixação dos pôsteres obedece informações de local
e horário determinados e informados previamente pelo Comitê Acadêmico
Organizador do Seminário.
Não é possível alterar datas ou sessões de apresentação.
• É obrigatória a permanência do(s) autor (es) do trabalho junto ao
pôster, durante toda a sessão de apresentação, para
esclarecimentos aos interessados. O apresentador que não cumprir esta norma, não
receberá o certificado.
• Bolsistas que se inscreveram utilizando o mesmo resumo/pôster deverão
apresentá-lo, dividindo o tempo previsto para a sessão de apresentação.
• A Comissão Organizadora do Evento não se responsabilizará pela
colocação, retirada e/ou guarda dos pôsteres.
• Não será permitida a apresentação:
- por terceiros (não-autores e não-inscritos);
- com retroprojetor, computador, microfone e outros equipamentos eletrônicos.
5.2.1 MOSTRA ESPECIAL
• Os pôsteres serão analisados pelos professores avaliadores durante as
sessões de apresentação.
• Os trabalhos melhor avaliados do Seminário serão expostos em uma Mostra
Especial no dia 13/11, de 16 às 18 horas, e receberão certificado específico.
• Poderá ser estabelecido processo classificatório entre os projetos
selecionados para essa Mostra.
6 DO ACEITE DO RESUMO
Estará disponível através do acesso à
inscrição.
O resultado da análise do resumo de trabalhos a serem apresentados em formato Pôster
ou em Sessões de Comunicação Coordenada é enviada
eletronicamente a cada interessado a partir de 16/09.
7 DA DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO FINAL
A programação final, com a indicação das sessões, horários
e locais de apresentação dos trabalhos, será divulgada até o dia
05 de novembro de 2015.
8 DO CERTIFICADO
• O certificado somente será entregue se comprovada a participação
de seu(s) autor(es) no evento.
• O certificado será emitido em nome do apresentador cadastrado no sistema no ato
da inscrição, contendo o nome dos demais autores.
• O certificado será confeccionado a partir dos dados cadastrados no sistema no
ato da inscrição, não havendo possibilidade de alterações
posteriores.
• O certificado de apresentador será entregue após sua apresentação.
• O certificado de ouvintes será disponibilizado após o evento, mediante
seu acesso à inscrição e comprovada sua participação
através da lista de presença.
• Certificados não retirados no evento, ou eventualmente extraviados somente
poderão ser solicitados até seis meses após o evento.
9 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Quaisquer questões não contempladas por este edital serão analisadas
pelo Comitê Acadêmico de Organização do Seminário -
CAOS.
Belo Horizonte, 27 de agosto de 2015. |