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Normas de participação no 14º Seminário de Pesquisa e Extensão

Buscando a consolidação e divulgação das atividades de pesquisa e extensão das unidades acadêmicas da UEMG, bem como o intercâmbio de experiências entre estas unidades e outras instituições que atuam no ensino superior, será realizado o 14º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO.

REGULAMENTO GERAL
Retificado em 27/08/2012


• As inscrições são abertas a alunos e professores da UEMG e de outras IES.

• As inscrições e a submissão dos trabalhos, no formato resumo, serão realizados através do endereço eletrônico: http://www.uemg.br/seminarios.

• Os alunos da UEMG, bolsistas ou não, e de outras IES deverão, obrigatoriamente, apresentar seus trabalhos na modalidade pôster.

Atenção: as apresentações são individuais e não por projeto.



1 DAS INSCRIÇÕES



As inscrições para o 14º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO são gratuitas e estarão abertas no período de 14 a 31 de agosto 2012, no endereço eletrônico do seminário: http://www.uemg.br/seminarios.


2 DAS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO



Os interessados poderão participar nas seguintes modalidades, submetendo trabalhos no formato resumo considerando as normas constantes desse regulamento:



2.1 Comunicação Coordenada


2.1.1 Aberta apenas a estudantes de pós-graduação e professores da UEMG e de outras IES.


2.1.2 Os trabalhos serão apresentados oralmente nas sessões definidas e divulgadas pelo Comitê Acadêmico Organizador do Seminário - CAOS. O tempo, horário e dia das apresentações serão informados para os respectivos inscritos após análise dos resumos encaminhados no ato de inscrição.


2.1.3 Os professores orientadores de projetos de Extensão do Edital 01/2012 do PAEX e os professores orientadores de projetos de pesquisa com bolsa BPO do Edital 01/2012 - PAPq devem, obrigatoriamente, se inscrever para comunicação coordenada. Os professores nesta condição, terão as despesas de transporte, hospedagem e alimentação custeadas pelo Seminário quando não forem de Belo Horizonte. Para os professores de Belo Horizonte, será custeada a alimentação


2.1.4 Os professores orientadores de bolsistas que se enquadram nos editais constantes do item
2.2.2, e que apresentarem trabalhos na modalidade comunicação coordenada, terão as despesas de transporte, hospedagem e alimentação custeadas pelo Seminário quando não forem de Belo Horizonte. Para os professores de Belo Horizonte, será custeada a alimentação.



2.2 Apresentação de Pôster


2.2.1 O pôster deverá ser confeccionado pelo(s) autor(es) após o parecer de aceite para apresentação.


2.2.2 Obrigatória para todos os alunos contemplados com bolsas de pesquisa ou extensão nos editais abaixo:


• Edital 02/2011 – PIBIC/UEMG/CNPq – vigência de agosto/2011 a julho/2012 (apresentação dos resultados finais);

• Edital 03/2011 – PIBITI/UEMG/CNPq – vigência de agosto/2011 a julho/2012 (apresentação dos resultados finais);

• Edital 05/2011 – PIBICAF e PIBITI/UEMG/CNPq – vigência de agosto/2011 a julho/2012 (apresentação dos resultados finais);

• Edital 06/2011 – PIBIC/UEMG/CNPq Ações Afirmativas – vigência de agosto/2011 a julho/2012 (apresentação dos resultados finais);

• Edital 07/2011 – PIBIC/UEMG/FAPEMIG – vigência de março/2012 a fevereiro/2013 (apresentação dos resultados parciais);

• Edital 01/2012 – PIBIC/UEMG/PAPq – vigência de abril/2012 a dezembro/2012 (apresentação dos resultados parciais);

• Edital 01/2012 – PAEX/UEMG/ESTADO – vigência de abril/2012 a dezembro/2012 (apresentação dos resultados parciais).



2.2.3 Os alunos, que se enquadram nos Editais acima, terão as despesas de transporte, alimentação e hospedagem custeadas pelo Seminário. Para alunos de Belo Horizonte será custeada a alimentação.


2.2.4 Os pôsteres selecionados serão afixados no local de realização do evento e serão apresentados conforme a programação.



2.3 Ouvinte

Participação aberta para toda a comunidade.



3 DAS INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS




3.1 INFORMAÇÕES GERAIS




• O resumo deverá ser submetido uma única vez pelo apresentador.


• O autor inscrito que submeter o resumo é o responsável legal pelo conteúdo do seu trabalho. Antes que o resumo seja enviado, sugerimos que os autores façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo, dos dados da pesquisa / do trabalho de extensão e dos campos do resumo. Os dados serão publicados exatamente como enviados. Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas do evento, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido no trabalho.


• No caso dos bolsistas participantes dos Editais constantes do item 2.2.2 (PAEX / PAPQ / CNPq / FAPEMIG), será de inteira responsabilidade do orientador (coordenador do projeto) o conteúdo encaminhado. Portanto, torna-se imprescindível que o professor orientador acompanhe criteriosamente a elaboração do resumo. Os resumos serão avaliados por um Comitê de Avaliação podendo ser devolvidos para correção.


• Os resumos de trabalhos que não se enquadram na condição acima serão também analisados pelo Comitê de Avaliação, podendo ser deferidos ou não. Os trabalhos indeferidos NÃO serão devolvidos aos autores para revisão, ficando, dessa forma, impossibilitados de serem apresentados.


• O resumo não poderá conter imagens (esses dados podem ser colocados no pôster, se for o caso). Esquemas químicos podem ser escritos por extenso. Se forem necessárias fórmulas matemáticas, deverão ser feitas em Word.

NÃO SERÁ ACEITO:



• resumo de trabalho já publicado em anais de Seminários da UEMG;


• simples descrição de projeto ou intenção de trabalho;


• resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação.



3.2 ESTRUTURA DO RESUMO DE TRABALHOS DE PESQUISA


3.2.1 Resumos para apresentações de pôsteres e comunicações coordenadas



• CARACTERES (pôster): mínimo de 1.200 (mil e duzentos) e máximo de 1.500 (mil e quinhentos) caracteres com espaço.
• CARACTERES (comunicação coordenada): mínimo de 3.000 (três mil) e máximo de 6.000 (seis mil) caracteres com espaço.

• TÍITULO DO TRABALHO: digite em caixa alta (exceção para nomes científicos ou termos obrigatórios).

• AUTORES: cadastre apenas o nome dos autores neste campo (não inclua titulações: Prof., Dr., Orientador etc.). Respeite a seguinte sequência: bolsistas, voluntários, docentes, orientador (ao final da inscrição, o nome do orientador aparecerá em negrito). Digite os nomes por extenso.

• INTRODUÇÃO: visão geral sobre a investigação com definição do objeto do trabalho, indicando a relevância da pesquisa.

• METODOLOGIA: como o trabalho foi realizado (método; procedimentos/ estratégias; a fonte dos dados coletados; equipamentos/ambiente; etc).

• CONSIDERAÇÕES PARCIAS OU FINAIS

• PALAVRAS-CHAVE: informar 03 (três) palavras-chave.



3.3 ESTRUTURA DO RESUMO DE TRABALHOS DE EXTENSÃO



3.3.1 Resumos para apresentações de pôsteres e comunicações coordenadas




• CARACTERES (pôster): mínimo de 1.200 (mil e duzentos) e máximo de 1.500 (mil e quinhentos) caracteres com espaço.

• CARACTERES (comunicação coordenada): mínimo de 3.000 (três mil) e máximo de 6.000 (seis mil) caracteres com espaço.

• TÍITULO DO TRABALHO: digite em caixa alta (exceção para nomes científicos ou termos obrigatórios).

• AUTORES: cadastre apenas o nome dos autores neste campo (não inclua titulações: Prof., Dr., Orientador etc.). Respeite a seguinte sequência: bolsistas, voluntários, docentes, orientador (ao final da inscrição, o nome do orientador aparecerá em negrito). Digite os nomes por extenso.

• OBJETIVOS: indica o que se quer alcançar com a comunicação do trabalho.

• LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS AÇÕES

• METODOLOGIA: indica como o projeto foi desenvolvido.

• FORMA DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE INTERNA E/OU EXTERNA

• REFERENCIAIS TEÓRICOS

• CONSIDERAÇÕES PARCIAS OU FINAIS

• AVALIAÇÃO DA AÇÃO: indica a avaliação dos resultados obtidos, levando-se em conta os seguintes indicadores:
  • indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa;
  • perspectiva interdisciplinar;
  • impacto na formação do estudante;
  • impacto pela ação social transformadora;
  • relação bilateral entre universidade e comunidade alvo;
  • contribuição para as políticas públicas e o desenvolvimento regional;
  • geração de produtos ou resultados de qualidade.

4 NORMAS PARA FORMATAÇÃO – PÔSTERES (Trabalhos de Pesquisa e Extensão)



4.1 Se selecionado o pôster deverá seguir a seguinte formatação:



• Tamanho: de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).


• Fonte: Times New Roman.


• Tamanhos:
  • de no mínimo 48 e no máximo 54 para o título (caixa alta);
  • no mínimo 18 e de no máximo 22 para autores, instituições, endereços, literatura citada e notas de rodapé;
  • de no mínimo 28 e no máximo 34 para o texto do pôster.
• Centralizar no topo o título, os nomes e qualificações dos autores.


• O logotipo da Instituição vinculada com a geração do trabalho deve ficar no canto superior-esquerdo do pôster. (O logotipo da UEMG está disponível aqui)


• A descrição do trabalho deverá conter os mesmos elementos indicados no resumo.


• Em nota de rodapé deverão constar informações gerais a respeito das Instituições envolvidas e agências de financiamento.


• O título e os autores do trabalho no pôster deverão ser os mesmos contidos nos resumos submetidos ao evento.


• No pôster, deve constar: título, nomes dos autores, departamento e instituição dos autores, cidade/estado e agência de fomento (se houver).


• Preparar o pôster com volume de texto, figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas de forma adequada ao melhor entendimento dos resultados.


• Organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.


• O arranjo e estética do pôster são livres e de responsabilidade dos autores.



5 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE PESQUISA E EXTENSÃO


5.1 COMUNICAÇÃO COORDENADA



Apresentações de pesquisa e projetos por parte de alunos de pós-graduação e professores da UEMG e de outras IES. O tempo de apresentação será definido em função do número de resumos aprovados e informado oportunamente.



5.2 PÔSTERES



• A relação das sessões e dos dias de apresentação dos trabalhos será disponibilizada, no endereço eletrônico da UEMG e na página do evento.


• Os pôsteres deverão ser afixados nos locais determinados pelo Comitê Acadêmico Organizador do Seminário e informado previamente.


• Será obrigatória, sujeito a não receber o certificado, a permanência do(s) autor(es) do trabalho junto ao pôster, durante toda a sessão de apresentação, para esclarecimentos aos interessados.


• Os trabalhos terão apresentação única, nos dias determinados, sem a possibilidade de transferência de datas ou sessão.


• A elaboração do pôster é de responsabilidade do(s) autor(es).


• Não será permitida a apresentação:
  • por terceiros (não-autores e não-inscritos);
  • com retroprojetor, computador, microfone e outros equipamentos eletrônicos;
  • de pôsteres fora das normas propostas de tamanho e legibilidade.

6 DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS



Os trabalhos selecionados serão divulgados no dia 04 de outubro de 2012 na página do evento.



7 DA DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO FINAL



A programação final, com a indicação das sessões, horários e locais de apresentação dos trabalhos, será divulgada no dia 14 de outubro de 2012.



8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS



Quaisquer questões não contempladas por este edital serão analisadas pelo Comitê Acadêmico de Organização do Seminário - CAOS.




Belo Horizonte, 14 de agosto de 2012.


 

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UEMG Rod. Prefeito Américo Gianetti, S/Nº - Serra Verde
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