1 DAS INSCRIÇÕES
As inscrições para o 20º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO são gratuitas e estarão abertas para estudantes e professores da UEMG e de outras IES (Instituições de Ensino Superior), no período de 20 agosto a 10 de setembro de 2018, no endereço eletrônico do Seminário: http://www.uemg.br/seminarios
2 DAS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO
2.1. Das Informações Gerais
Cada apresentador deverá realizar uma inscrição no sistema. Caso possua mais de um trabalho a ser inscrito, todos deverão ser incluídos no mesmo login de inscrição.
Caso haja mais de um bolsista no mesmo projeto, cada um deverá realizar a inscrição como apresentador, podendo submeter resumos idênticos e utilizar o mesmo pôster de apresentação. A situação descrita só não será aceita caso o projeto tenha se desdobrado em dois ou mais trabalhos distintos.
No caso dos bolsistas participantes dos Editais constantes do item 2.2 (BIC.Jr/FAPEMIG/PAEx/PAPq), é responsabilidade do orientador (coordenador do projeto) analisar e corrigir o conteúdo encaminhado. Portanto, torna-se imprescindível que o professor acompanhe criteriosamente a elaboração do resumo.
Para assegurar o trabalho de supervisão e revisão pelo orientador, imediatamente após o término da inscrição pelo aluno, o sistema enviará o resumo inscrito ao respectivo orientador, via INTRANET/ UEMG. O orientador realizará a análise, podendo alterá-lo e/ou corrigi-lo, se necessário. Somente após o reenvio do resumo pelo orientador, através da Intranet, a inscrição será validada.
Antes do envio do resumo, deverá ser feita uma rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo, dos dados da pesquisa/extensão e dos campos do resumo. Os dados serão publicados exatamente como enviados.
Antes do envio, certifique-se de que todos os autores e orientadores tenham conhecimento das normas do evento, do conteúdo do resumo e concordem em ter seu nome inserido no trabalho.
Todos os resumos serão analisados pelo Comitê de Avaliação, podendo ser aprovados ou não. Os trabalhos cuja inscrição for “Não Recomendada”, NÃO serão devolvidos aos autores para revisão e alteração.
Trabalhos “Não Recomendados” não serão incluídos nos Anais do evento e não poderão ser apresentados em Belo Horizonte.
No caso de bolsistas com apresentação obrigatória, levar-se-á em conta a sua participação no Seminário local sem que seja necessariamente selecionado para a etapa de Belo Horizonte.
O resumo não poderá conter imagens (esse formato de apresentação de dados pode ser colocado no pôster, se for o caso). Esquemas químicos, por exemplo, deverão ser escritos por extenso.
NÃO SERÁ ACEITO
Resumo contendo simples descrição de projeto ou intenção de trabalho;
Resumo que não contemple a estrutura básica exigida neste regulamento.
2.2. Da Estrutura Do Resumo
Abaixo, seguem orientações para realização da inscrição, de acordo com os campos obrigatórios apresentados.
Todos os campos deverão ser preenchidos corretamente, com uma rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação. O certificado final será gerado a partir do sistema, não sendo aceitas alterações posteriores.
2.2.1. Dos Resumos de trabalhos de PESQUISA para apresentações de pôsteres e comunicações coordenadas
Campos a serem preenchidos no sistema:
ORIENTADOR (pôster): insira o nome completo, e sem abreviação, do orientador do projeto, e, no campo seguinte, o seu respectivo e-mail.
TÍTULO DO TRABALHO A SER APRESENTADO: digite o título de seu trabalho, que poderá ou não ser idêntico ao do projeto.
AUTOR PRINCIPAL: cadastre apenas o nome do autor principal do trabalho.
COAUTORES: cadastre apenas o nome dos coautores, em ordem de autoria (não inclua titulações: Prof., Dr., Orientador etc.). Digite os nomes por extenso e sem abreviações. Caso o orientador não seja o autor principal, seu nome deverá constar entre os coautores.
APRESENTADOR:será preenchido pelo sistema, automaticamente, de acordo com dados do inscrito.
PALAVRAS-CHAVE:
informar as palavras-chave separadas por vírgula, no mínimo 3 e no máximo 6, e com até 80 caracteres.
RESUMO:
deverá abranger o conteúdo abaixo, na forma de texto corrido, sem citar os subtítulos dos itens:
Introdução: Breve descrição sobre a investigação com definição do objeto do trabalho, fundamentação teórica, objetivo (s) e relevância da pesquisa.
Metodologia: Descrição sucinta da metodologia utilizada para a realização do trabalho.
Resultados Parciais ou Finais.
Na modalidade Pôster, o resumo deverá ter no mínimo de 1.500 (mil e quinhentos) e máximo de 2.000 (dois mil) caracteres, com espaço. Na modalidade de Comunicação Coordenada, o resumo deverá ter o mínimo de 3.000 (três mil) e máximo de 6.000 (seis mil) caracteres com espaço.
2.2.2. Dos Resumos de trabalhos de EXTENSÃO para apresentações de pôsteres e comunicações coordenadas
ORIENTADOR: insira o nome completo, e sem abreviação, do orientador do projeto, e no campo seguinte o seu respectivo e-mail.
TÍTULO DO TRABALHO A SER APRESENTADO:digite o título de seu trabalho, que poderá ou não ser idêntico ao do projeto.
AUTOR PRINCIPAL: cadastre apenas o nome do autor principal do trabalho.
COAUTORES: cadastre apenas o nome dos coautores, em ordem de autoria (não inclua titulações: Prof., Dr., Orientador etc.). Digite os nomes por extenso e sem abreviações. Caso o orientador não seja o autor principal, seu nome deverá constar entre os coautores.
APRESENTADOR: será preenchido pelo sistema, automaticamente, de acordo com dados do inscrito.
PALAVRAS-CHAVE: informar as palavras-chave separadas por vírgula, no mínimo 3 e no máximo 6, e com até 80 caracteres.
RESUMO: deverá abranger o conteúdo abaixo, sem os subtítulos, na forma de texto corrido:
Descrição sucinta dos objetivos do trabalho;
Metodologia: Descrição sucinta da metodologia utilizada para a realização do trabalho
Repercussões na comunidade interna e/ou externa;
Referências;
Considerações Parciais ou Finais.
Na modalidade Pôster, o resumo deverá ter no mínimo de 1.500 (mil e quinhentos) e máximo de 2.000 (dois mil) caracteres, com espaço. Na modalidade de Comunicação Coordenada, o resumo deverá ter o mínimo de 3.000 (três mil) e máximo de 6.000 (seis mil) caracteres com espaço.
2.3. Acompanhamento da situação do Resumo Inscrito
A situação do resumo inscrito poderá ser acompanhada por meio do login de acesso, criado no ato da inscrição.
O acompanhamento da situação do trabalho é de responsabilidade do inscrito.
3. DAS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO
Estarão abertas inscrições para professores e alunos apresentarem trabalhos de pesquisa e extensão, em sessões de Comunicação Coordenada e Pôsteres. Os respectivos trabalhos serão submetidos no formato de resumo, considerando-se as normas constantes deste regulamento.
3.1 DA COMUNICAÇÃO COORDENADA
Modalidade destinada à apresentação de docentes e alunos de pós-graduação da UEMG e de outras IES.
Nesta modalidade são apresentados, em cada sessão, trabalhos diversos com temáticas semelhantes.
O número de sessões é limitado de acordo com a disponibilidade de espaço e relação entre os temas dos trabalhos inscritos.
Os trabalhos inscritos nesta categoria serão apresentados oralmente. Após análise dos resumos encaminhados no ato de inscrição, os trabalhos aprovados serão organizados, de acordo com temática, pelo Comitê Organizador, sendo que o local, dia e horário de apresentação serão divulgados posteriormente na página do evento.
Trabalhos inscritos e Recomendados, cujas temáticas não se enquadrem ou se aproximem de temas inscritos na mesma categoria, poderão ser remanejados para a modalidade de pôster.
3.1.1. Da apresentação da Comunicação Coordenada
A relação dos trabalhos inscritos aceitos para esta modalidade e respectivos dia e local de apresentação dos trabalhos serão disponibilizados na página do evento.
O número de trabalhos apresentados em cada sessão de comunicação coordenada será definido de acordo com o tema, a disponibilidade de espaço e tempo.
Cada sessão de comunicação coordenada poderá ter a duração máxima de uma hora.
Cada apresentador terá, no máximo, 10 minutos para exposição de seu trabalho, ficando o tempo restante disponibilizado para discussão e operacionalização da sessão ao final de todas as apresentações;
Todas as salas de apresentação estarão equipadas com data show. Outros recursos deverão ser providenciados pelo apresentador.
Qualquer impossibilidade com relação a datas e horários de apresentação deverá ser informada, imediatamente. A solicitação deverá estar acompanhada de uma justificativa, para que seja analisada pelo Comitê de Organização.
Os dias e horários de apresentação serão definidos pelo Comitê de Organização e serão publicados na página do evento. Após divulgado cronograma de apresentação, não haverá possibilidade de transferência de sessões, datas e/ou horários.
3.2 DO PÔSTER
O pôster é uma modalidade destinada à apresentação de alunos de graduação da UEMG e de outras IES.
Essa modalidade de apresentação é obrigatória para todos os estudantes bolsistas de pesquisa ou extensão contemplados nos editais abaixo:
Edital 08/2017 – PIBIC/UEMG/FAPEMIG – vigência de março/2018 a fevereiro/2019 (apresentação dos resultados parciais);
Edital 09/2017 – BIC.JR/UEMG/FAPEMIG – vigência de março/2018 a fevereiro/2019 (apresentação dos resultados parciais);
Edital 01/2018 – PAEx/UEMG – vigência de abril/2018 a novembro/2018 (apresentação dos resultados parciais).
Edital 01/2018 – PAPq/UEMG – vigência de abril/2018 a dezembro/2018 (apresentação dos resultados parciais);
O pôster só deverá ser confeccionado pelo(s) autor(es) após o parecer final emitido pelo comitê de avaliação.
3.2.1. Da Formatação dos Pôsteres (Pesquisa e Extensão)
Tamanho: 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
O material do Pôster fica a critério dos responsáveis pela apresentação do trabalho.
O logotipo da Instituição vinculada com a geração do trabalho deverá estar visível no pôster.
A descrição do trabalho deverá conter os mesmos elementos indicados no resumo, separados por subtítulos, sem considerar a restrição quanto ao número de caracteres.
Em nota de rodapé deverão constar informações gerais a respeito das Instituições envolvidas e agências de financiamento.
O título e os autores do trabalho, no pôster, deverão ser os mesmos contidos nos resumos submetidos ao evento. Os autores devem ser citados em ordem de autoria.
É importante que constem no pôster: título, nomes, departamento e instituição dos autores, cidade, estado e agência de fomento (se houver).
O pôster deverá ser elaborado com quantidade de texto, figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas adequados à visualização e ao melhor entendimento dos resultados.
As informações devem ser organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.
É responsabilidade dos autores realizar uma rigorosa revisão do pôster antes de sua impressão.
Obedecidos os elementos acima citados, o arranjo e estética do pôster são livres e de responsabilidade dos autores.
3.2.2. Da apresentação do Pôster
O número máximo de pôsteres a ser apresentado por alunos da UEMG (com apresentação não obrigatória) e/ou externos à UEMG, está condicionado à disponibilidade de tempo e espaço nos locais de apresentação.
A relação das sessões, dias e horários de apresentação dos trabalhos, será disponibilizada na página do evento.
Qualquer impossibilidade com relação a datas e horários de apresentação dos pôsteres deverá ser informada imediatamente. A solicitação deverá estar acompanhada de uma justificativa, para que seja analisada pelo Comitê de Organização.
Os dias e horários de apresentação serão definidos pelo Comitê de Organização e serão publicados na página do evento. Após divulgado cronograma de apresentação, não haverá possibilidade de transferência de sessões, datas e/ou horários.
Os pôsteres deverão ser afixados em horário e local determinados, informados previamente pelo Comitê de Organização do Seminário.
Será obrigatória a permanência do(s) autor (es) do trabalho junto ao pôster, durante toda a sessão de apresentação, para esclarecimentos aos interessados.
O apresentador que não cumprir esta norma está sujeito a não receber o certificado.
No caso de dois bolsistas envolvidos no mesmo trabalho, ambos deverão apresentá-lo, dividindo o tempo previsto para a sessão de apresentação.
A Comissão Organizadora do Evento não se responsabilizará pela colocação, retirada e/ou guarda dos pôsteres.
Não será permitida a apresentação por terceiros (não-autores e não-inscritos) e utilizando outros equipamentos como retroprojetor, computador, microfone, dentre outros.
3.3 DO OUVINTE
Participação aberta a todos os interessados.
Participantes que já se inscreveram como apresentadores não necessitam se inscrever como ouvintes.
Inscritos na modalidade "Apresentador", com participação não obrigatória, que tenham trabalhos avaliados como "Não Recomendados", serão automaticamente transferidos para categoria "ouvinte".
4. MELHORES TRABALHOS
Os pôsteres serão analisados pelos professores avaliadores durante as sessões de apresentação, no seminário, em cada Unidade da UEMG.
O número de trabalhos a ser selecionado em cada Unidade foi baseado em função do percentual de bolsistas em cada Unidade, conforme tabela:
Unidades UEMG em Belo Horizonte e Ibirité
5. DA DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO FINAL
A programação final, com a indicação das sessões, horários e locais de apresentação dos trabalhos será divulgada na página do evento.
6. DO CERTIFICADO
O certificado somente será disponibilizado se for comprovada a participação no evento. A comprovação ocorrerá através da conferência da assinatura na lista de presença da atividade correspondente e no credenciamento do evento.
O certificado será emitido em nome do apresentador cadastrado no sistema no ato da inscrição, contendo o nome dos demais autores cadastrados pelo inscrito.
Inscritos como ouvintes nos dias do Seminário receberão o certificado em data posterior ao último dia do evento, através de e-mail, informado no ato da inscrição.
O certificado será confeccionado a partir dos dados cadastrados no sistema no ato da inscrição, não havendo possibilidade de alterações posteriores.
O certificado de apresentador e ouvinte, inscritos no sistema, será disponibilizado, em até 30 dias após evento, mediante seu acesso à inscrição.
Certificados não retirados do sistema em até seis meses após o evento serão automaticamente excluídos do acesso, sem a possibilidade de solicitação posterior.
Dúvidas quanto ao acesso cadastrado, no ato da inscrição, poderão ser encaminhadas para seminariope@uemg.br, até o último dia estipulado para retirada do documento.
Qualquer solicitação de login, encaminhada posteriormente, será desconsiderada.
7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Quaisquer questões não contempladas por este edital serão analisadas pelo Comitê de Organização do Seminário.
Belo Horizonte, 20 de agosto de 2018.
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