A Fundação Botín, organização que atua no desenvolvimento social mundial, está com inscrições abertas para a edição de 2015 do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina.
Serão selecionados 32 universitários interessados na área de serviço público para participarem de um curso de oito semanas com o objetivo de fortalecer suas vocações no ramo, através da formação de conhecimentos, aptidões e competências necessárias ao bom exercício da função pública. A Fundação
cobrirá todos os custos do programa, traslados, alojamento e assistência.
As aulas começarão em 03 de outubro, na Universidade de Brown, EUA, continuará na Espanha e serão finalizadas em 18 de novembro na Fundação Getúlio Vargas, no Brasil.
O programa é destinado a estudantes universitários que tenham entre 19 e 23 anos com excelente desempenho acadêmico e vocação para o serviço público. O conteúdo está estruturado em seis módulos: fundamentação jurídica, política e histórica; sociedade; habilidades políticas e competências para o serviço público; economia; ética e política; e fortalecimento institucional e função púbica. Além das aulas serão realizados debates, viagens culturais pela Espanha, viagens internacionais, torneio de debates, atividades esportivas, sessões de
coaching e elaboração de projeto, dentre outros.
Outras informações estão no
site da fundação.
Requisitos necessários para se candidatar:
- Ter entre 19 e 23 anos;
- Estar regularmente matriculado em curso de nível superior nas áreas e nos temas indicados na chamada pública;
- Possuir um coeficiente de rendimento igual ou maior 60% e nenhuma reprovação no histórico escolar; ou possuir um coeficiente igual ou maior que 70% e uma reprovação no histórico escolar; ou se o aluno possuir um coeficiente de rendimento igual ou maior que 80% com até duas reprovações no histórico escolar.
- Percentual do curso concluído, tendo integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos
Documentação necessária:
- Histórico Escolar
- Carta de Recomendação cedida pelo coordenador de curso ou professor
- Projeto de Iniciação Científica ou docência (critério de desempate)
- Prêmio acadêmico e de mérito (critério de desempate)
- Comprovante de participação em evento acadêmico
- Passaporte (com validade mínima de 6 meses)
Os interessados devem enviar a documentação até o dia 22 de abril para
internacional@uemg.br.