Economia criativa e suas relações com cultura, produção e desenvolvimento do território
11/11/2013
No primeiro dia do 15° Seminário de Pesquisa e Extensão, a Escola de Design da UEMG recebeu uma interessante discussão sobre “Cultura e Desenvolvimento: o poder da economia criativa no desenvolvimento sustentado do território”. A mesa redonda contou com as considerações das professoras
Bernadete Teixeira e Lia Krucken Pereira, da UEMG, e mediação de Maria Flávia Vanucci de Moraes, também da UEMG.
Segundo as professores, a economia criativa tem a intenção de coordenar todo o desenvolvimento dos mais variados produtos. “A economia criativa é de extrema importância não só no design, mas também para a formação e explicação de determinados produtos que a sociedade consome e conhece”, disse Bernadete Teixeira.
Outro ponto abordado na mesa foi a importância da cultura no desenvolvimento sustentado do território. Não basta a área ser rica em manejo para o produto se não há uma cultura que explore e encontre as melhores formas para se aproveitar o mesmo. “A Itália tem um grande território para a plantação de café, mas não sabe produzir de maneira correta ou aproveitadora.
Sendo assim, o Brasil é quem tem a melhor cultura para se produzir o grão”, exemplificou Bernadete.
As discussões esclareceram que cerca de dez anos atrás não se tinha esse conhecimento de formação, desenvolvimento, aproveitamento e produção de algum produto que a economia criativa oferece.
Por José Pereira
Agência INOVA Frutal
SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO
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