Oficina de redação cientifica aponta dificuldades da escrita acadêmica
08/11/2013
Priscila Portulusqui, professora da Unidade da UEMG em Ubá, ministrou a oficina “Redação Científica” na quinta e sexta-feira do 15º Seminário de Pesquisa e Extensão. O objetivo da oficina foi realizar uma discussão sobre o texto científico e suas características. Dentre os temas abordados, esteve o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Segundo a professora, as dificuldades comuns com as mudanças estão nas acentuações. Priscila indica que uma das maneiras de se acostumar às novas regras é a prática da leitura.
A docente explicou que ao produzir o texto científico, a maior dificuldade é descrever uma metodologia e segui-la. A base para uma boa produção de texto cientifico é a leitura e a prática da escrita, porque a partir delas o pesquisador consegue utilizar argumentos concisos em seus textos.
Priscila ressalta a importância do pesquisador ser ético na hora de citar autores em seus textos, para que não perca a credibilidade. Ela lembra que os textos científicos são utilizados na produção de artigos periódicos, monografias, teses de doutorado e dissertações de mestrado. A diferença em produzir textos científicos durante o período acadêmico e depois, na vida profissional, está no amadurecimento do pesquisador, explica a docente. Quanto mais experiência e conhecimento adquire, seus argumentos e seus conteúdos são aprimorados e, com isso, maior o sucesso ao produzir textos científicos. O trabalho cientifico é um trabalho social, na medida em que é divulgado e que possibilita a troca de experiências e conhecimentos.
Por Carla Patrícia Soares
Agência INOVA Frutal
SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO
|