Artista plástico formado pelo UEMG lança exposição no BDMG

06/06/2018

Foto: Fábio Arruda

“CoraçãoBombaseiva” é o trabalho inédito do artista visual Flávio Augusto Generoso une instalações com objetos e textos, aproximando a relação entre o homem e a natureza. “A sala é ampla, uma imensa sala congestionada. A sensação é de multidão, no entanto estou só, eu acho! A galeria está repleta de Objetosgente”. O texto faz parte de uma breve descrição apresentada por Flávio Augusto Generoso para a exposição inédita CoraçãoBombaseiva, que será inaugurada no dia 8 de junho, na Galeria de Arte BDMG Cultural.

A exposição ficará aberta à visitação diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, até o dia 9 de julho. Às quintas-feiras, horário estendido, de 10h às 21h. O acesso é gratuito.

O crescimento dos grandes centros urbanos distanciou o homem do contato com a natureza. Pensando nisso, Flávio deu vida a seres híbridos, cada um com a sua história, como se quisessem sussurrar as suas alegrias, angústias, tristezas, vitórias. Eles narram os seus sentimentos por meio de textos nas paredes da galeria de arte. “Alguns personagens sussurram, outros berram”, conta o artista.

Flávio criou cada personagem e cada história. Como artista visual, literalmente ele também é um bom autor. Descrito por ele como leitor compulsivo, o artista, que há 30 anos trabalha no campo das artes plásticas, vem há 15 investindo em imagens e palavras. “Nesta exposição, em especial, decidi ousar mais. Os personagens precisavam ganhar voz”, afirma.

Um dos personagens da exposição foi inspirado em sua vivência em escolas da periferia da capital mineira. “Sempre trabalhei em escolas públicas, de realidade dura. No meio horário em que me dedico, vejo coisas muito pesadas. Jovens se encontrando, jovens se perdendo. A gente vê de tudo”, explica. E assim ele criou o Pelinha, um garoto de 13 anos que é apenas uma das várias vozes que estarão presentes na Galeria de Arte BDMG Cultural.

“E com apenas 13 anos já experimentei muitos desses caminhos. Mas não sou o único responsável, as coisas em minha comunidade não andam bem. Como explicar isso? O que estamos esperando para transformar esta realidade? Estou muito cansado”.

Flávio Augusto Generoso se formou em artes plásticas, na Guignard (UEMG) e completa a sua 22º exposição.

SERVIÇO

Galeria de Arte BDMG Cultural apresenta CoraçãoBombasseiva, de Flávio Augusto Generoso
Abertura: 8 de junho, às 19h
Visitação: 9 de junho a 9 de julho, diariamente (inclusive sábados, domingos e feriados), de 10h às 18h