Capital mineira sedia Conferência Nacional Popular de Educação e UEMG pode propor atividades
17/04/2018
Entre os dias 24 e 26 de maio, o Expominas sedia a edição 2018 da Conferência Nacional Popular de Educação - Conape. A UEMG será representada no evento pela professora da Faculdade de Educação Ana Paula Andrade, tanto como delegada da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), como integrante da Comissão Local da Conape 2018.
Poderá, também, contar com a participação de professores ou estudantes que quiserem submeter atividades para análise da comissão organizadora do evento. Para tanto, as sugestões de propostas podem ser encaminhadas ao FNPE (Fórum Nacional Popular de Educação), para que sejam incluídas na programação e viabilizado o espaço adequado, se necessário. O prazo-limite é o dia 24 de abril e o registro deve ser enviado ao e-mail conape2018@gmail.com.
Existe ainda a possibilidade de estudantes e professores atuarem como Apoio Técnico, com direito a emissão de certificado.
Sobre o evento
O FNPE decidiu convocar a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018) como forma de organizar e manter a mobilização em torno da defesa do PNE (Plano Nacional de Educação), da necessidade de monitoramento das metas e da análise crítica das medidas que tem inviabilizado a efetivação do Plano, em especial, a aprovação da Emenda Constitucional 95/2016, que estabelece um teto de 20 anos aos gastos públicos federais, inviabilizando a consagração plena de todos os direitos sociais, especialmente a educação.
Já estão previstos na programação uma série de atividades, como apresentações culturais, exposições, mostras, debates, palestras, mesas, painéis, plenárias e reuniões, apresentações e comunicações acadêmicas, entre outras atividades, que transformarão Belo Horizonte em uma capital dedicada à educação.
De acordo com a comissão organizadora, o evento é "uma reafirmação do compromisso com uma educação verdadeiramente transformadora. É uma estratégia fundamental de fortalecimento do diálogo democrático e promoção da ampla participação na definição da política educacional no país. Possui caráter mobilizador e propositivo, articula expectativas da sociedade brasileira em relação ao direito à educação e, por meio da interação democrática entre sociedade civil e política, promove o debate e a construção de propostas para a definição e implementação de políticas públicas para a educação."
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